Mutirão contra o sarampo é realizado em Ferraz neste sábado

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realizará amanhã, 23 de março, sábado, um mutirão de vacinação contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar pelo menos 500 ferrazenses. A ação irá ocorrer nas duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da cidade, entre 9 e 15 horas.

A dose é direcionada para pessoas que tenham de um a 49 anos. No ato, é solicitado a apresentação do documento de identidade. Para crianças, também é obrigatória a carteirinha de vacinação. A dose contra sarampo não é recomendada para moradores que possuam alergia a ovo ou sejam imunodeprimidos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, neste ano, ainda não foram registrados casos da doença na cidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, mesmo que o saldo de notificações de sarampo esteja zerado no município, o cuidado deve ser redobrado. “A gente pede que a população fique alerta e venha se vacinar, porque mesmo que não tenhamos casos aqui, tivemos registros em cidades vizinhas, então nosso objetivo é prevenir”, ressaltou Karina.

A equipe da Saúde ferrazense estará aplicando a dose na estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, e “Antônio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco.

Tuberculose

Também neste sábado (23 de março), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz estará realizando a busca ativa de tuberculose na Praça da Independência, no Centro, nas 9 às 15 horas. Na oportunidade, quem estiver disposto, passará por uma avaliação com os profissionais do departamento, e se identificada a suspeita da doença, receberá o encaminhamento necessário. Materiais informativos e orientações sobre a doença também estarão sendo oferecido aos ferrazenses.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: MTB: 85280 / SP / 85280 / SP / DeCom Ferraz