Prefeitura de Ferraz realiza mais de 800 atendimentos no Dia D do “Março Lilás”

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou no último sábado, 23 de março, mais de 800 atendimentos dentro da campanha “Março Lilás”, que foca a saúde da mulher. Na oportunidade, cinco postos de saúde da cidade ficaram aberto das 8 às 16 horas, oferecendo vários tipos de serviços para as ferrazenses que trabalham durante a semana e não consegue chegar à uma unidade durante o horário de funcionamento. As ações neste sentido continuam ocorrendo durante todo o mês.

Na oportunidade, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estiveram abertas foram: UBS Jardim Ione, São Lázaro, CSII, Vila Margarida e Bela Vista. Nos locais, foram realizados 158 exames de papanicolau, 245 testes rápidos, oito colocações de Dispositivo Intra Uterino (DIU), 73 consultas com médicos ginecologistas, 80 vacinas aplicadas, 61 exames de dextro, 158 aferições de pressão e 20 coletas de amostras para análise de tuberculose.

Além disso, a programação do dia contou com palestras de fisioterapeutas da rede sobre incontinência urinária para 18 grupos, teatro com paródias para 20 grupos de mulheres e até um bazar social sem fins lucrativos.

A próxima ação da campanha será no dia 30, onde todas as ferrazenses que realizaram a ultrassonografia durante o mês serão atendidas por um médico ginecologista da rede, que direcionará os tratamentos necessários.

O secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, aproveita os números positivos para homenagear as mulheres e agradecer as contribuintes deste “Março Lilás”. “Quero parabenizar todas as mulheres que colocam sua sensibilidade e serviços em prol dos munícipes, sejam servidoras efetivas, contratadas, estagiárias, residentes ou voluntárias, contribuindo significativamente para o atendimento humanizado de qualidade, como é alvo do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse Priuli.

Mutirão contra o sarampo e tuberculose

Também no último sábado, no Centro, a Vigilância Epidemiológica de Ferraz realizou um mutirão de vacinação contra o sarampo. Na ação, foram imunizadas aproximadamente 1,2 mil pessoas, número considerado positivo pelo órgão, visto que a expectativa era de 500 aplicações. No mesmo dia, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da cidade, promoveu a busca ativa de tuberculose em 200 ferrazenses que passavam pela Praça da Independência, também na malha central. Os resultados devem sair na próxima semana e os devidos tratamentos encaminhados.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz