Mais de 150 pessoas participam da “6 ª Conferência Municipal de Saúde” em Ferraz

Mais de 150 pessoas participam da “6 ª   Conferência Municipal de Saúde” em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou hoje, 5 de abril, a “6ª Conferência Municipal de Saúde”. O evento, que ocorreu no Rotary Club, na Vila Romanópolis, reuniu mais de 150 pessoas, entre servidores da rede, convidados e população. O debate teve como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Das 8 às 9h30 houve o credenciamento e abertura do evento. As 9h30, aconteceu a leitura do regulamento e coffee break foi oferecido aos presentes no evento.

O secretário de Governo Lucas Pimenta representou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, onde desejou aos participantes da saúde um bom debate sobre os temas que envolvem a 6 conferência da saúde. Estavam presentes ainda a Secretaria da Fazenda, Silvana Francinete; os vereadores Hordiley e Renatinho, entre outros.

Em seguida ocorreu a palestra com a dentista e servidora pública responsável pela diretoria de Atenção Básica de Jacareí, Marilis Bason Cury , que também é especialista em saúde pública da família.

Após este momento, houve as inscrições dos temas e as plenárias temáticas de acordo com os seguintes eixos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. A Saúde ferrazense também promoveu a apresentação das propostas levantadas durante estas plenárias para votação de quais delas iriam para a Conferência Regional.

O encerramento contou com a eleição de delegados para a Conferência Regional e com uma plenária final.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, o evento teve não só o objetivo de levar propostas para as próximas etapas da Conferência, mas outros que vão muito além. “Dessa forma conseguimos despertar um pouco mais o público presente para o nosso Sistema Único de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e ainda tratar a saúde como ela deve ser tratada. Temos dificuldades, então temos que fazer tudo que pudermos para melhorar. A partir desta Conferência, tenho certeza que teremos a população mais pŕoxima do Poder Executivo, assim como deseja o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, afirmou Priuli.

“A Secretaria Municipal de Saúde agradece o Conselho Municipal de Saúde, as autoridades, a palestrante, doutora Marilis Cury e à todos os presentes. Quero ainda ressaltar o sucesso dessa 6ª Conferência onde o exercício da democracia foi exercido por todos os participantes desse evento, com o único e exclusivo objetivo de tornar, por mais árdua que seja a tarefa, a saúde pública municipal cada vez melhor”, finalizou o titular ferrazense em agradecimento.

Vale destacar que, ainda de acordo com o secretário Aloísio Priuli, Ferraz deverá sediar mais duas ou três Conferências de Saúde durante este ano.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Fernanda Moraes / DeCom Ferraz