Saúde ferrazense realiza castração de cem animais

A Divisão de Controle de Zoonoses de Ferraz de Vasconcelos, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 6 de abril, a castração de cem animais, entre cães e gatos. O procedimento ocorreu em uma clínica veterinária terceirizada, no Centro. No próximo mês, mais cem animais deverão ser castrados.

As ações de castração no município foram iniciadas em setembro do ano passado e até agora mais de 350 animais passaram pela intervenção. Ainda há pelo menos dois mil animais esperando para serem chamados. Todo mês deverão ser castrados cem animais até que a fila seja zerada, para que mais inscrições sejam abertas, de acordo com a pasta.

Dos cem animais operados, 60% são cães, sendo 30% macho e 30% fêmea. Com os gatos funciona da mesma forma, pois dos 40% castrados, 20% são machos e 20% fêmeas.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, com esta campanha de castração ocorrendo desde o ano passado, a municipalidade já consegue ter um controle maior sobre a população animal. “Este é um trabalho muito importante porque a gente consegue controlar a reprodução animal na cidade. Isso nunca havia sido feito antes e agora sabemos que estamos no caminho certo”, afirmou Karina.

Bloqueio do Aedes e animais peçonhentos

Também no último sábado, a Vigilância Epidemiológica de Ferraz realizou o bloqueio de oito bairros da cidade contra o Aedes. Foram eles: Vila Romanópolis, Jardim São João, Jardim Luiz Mauro, Jardim Loanda, Jardim São Lázaro, Loteamento Baxmann, Vila Zita e Jardim São José. Aproveitando o ensejo, também foram realizados bloqueios contra animais peçonhentos a partir de denúncias da população. Ao todo, 17 áreas foram vistoriadas pelas equipes, que tiveram de expedir duas notificações para limpezas de terrenos.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz