Prefeitura de Ferraz orienta mais de mil pessoas sobre prevenção contra violência

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Vigilância Epidemiológica, realizou no último sábado, 11 de maio, a campanha “Faça Bonito”, que teve como objetivo a prevenção de violência e proteção de crianças e adolescentes, mulheres e idosos. As orientações ocorreram na Praça da Independência, no Centro, e na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Antônio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco. Mais de 1,2 mil pessoas foram atendidas.

A ação contou com rodas de conversas e distribuição de materiais informativos, que abordavam sobre os vários tipos de violência existentes. Além disso, rosas e flores também foram distribuídas a quem passava pelo local.

Outro assunto discutido foi sobre como denunciar. Em Ferraz, se o paciente chega em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com sinais de violência, uma notificação é realizada e encaminhada aos órgãos competentes. Este mesmo serviço é realizado nos hospitais da região. A denuncia também pode ser feita direto em uma delegacia de polícia.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, apesar das pessoas denunciarem mais hoje, conscientizar sobre o este assunto ainda é muito importante. “Temos um número alto de notificações, e isso é bom, pois quer dizer que não só as vítimas, mas outras pessoas estão denunciando. Mas justamente por este número ser alto, é preciso fazer algo, trabalhar a prevenção para evitar que os diversos tipo de violência ocorram, sejam eles físicos ou psicológicos. Continuaremos realizando campanhas neste sentido, assim como nos determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, afirmou Karina.

Prestigiando a ação, também esteve presente o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz