Ferrazenses têm até dia 31 para se imunizarem contra a gripe

Dia 31 de maio é a última oportunidade para quem ainda não se imunizou contra a gripe em Ferraz de Vasconcelos. Das 8 às 16 horas, as pessoas inseridas nos grupos de risco da Campanha podem receber a dose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O município já vacinou 40.641 pessoas, o que representa 88,85% da meta.

O grupos prioritários são as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a seis anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência a influenza. Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, a dose este ano está prevenindo contra a influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.

Vale destacar que no ato da imunização, é necessário apresentar carteirinha de vacinação, RG ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para as crianças, é obrigatório que o responsável esteja munido da carteirinha de vacinação do menor.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, apesar da cidade já ter alcançado 88% da meta, os números ainda são baixos. “A Campanha já está no final e para que ela seja considerada satisfatória, é preciso que pelo menos 95% de cada grupo prioritário tenha sido vacinado, e aqui no município, infelizmente, temos grupos que apenas 50% foram receberam a dose. Nós precisamos que os moradores que estão inseridos nestes grupos nos procurem até o dia 31 sem falta”, disse Priuli.

A pasta aguarda orientações do Ministério da Saúde para uma possível prorrogação da Campanha contra a H1N1.

O prefeito José Carlos Fernando Chacon, o Zé Biruta, alerta a população para que os prazos de aplicação da vacina não sejam perdidos. “A gente realizou o Dia D em maio, estamos imunizando desde abril, mas se os ferrazenses não nos ajudarem, nunca atingiremos a meta. O interesse de cada morador é de extrema importância. Estamos aqui para promover a proteção, o cuidado e esperamos que a população esteja disposta a aderir nossas ações”, afirmou Zé Biruta.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz