Saúde ferrazense capacita médicos sobre urgência

Saúde ferrazense capacita médicos sobre urgência

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos capacitou ontem, 28 de maio, nove médicos que atuam na cidade por meio do “Programa Mais Médicos”. A formação teve como tema “Urgência”, sendo que atividades desta natureza são realizadas com estes profissionais pelo menos uma vez ao mês.

As ministrações ocorreram na sede da pasta, na Vila Romanópolis, e contaram não só com a teoria, mas também com a prática. O médico Ricardo Galleti de Moraes orientou os servidores sobre como agir em uma situação de parada cardiorrespiratória.

De acordo com a coordenadora municipal da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Joelma Barcelos, esta capacitação foi importante, visto que estes médicos atendem na saúde primária, não tendo contato diário com este tipo de quadro. “Mesmo que eles não lidem diretamente com este tipo de problema, devem estar preparados para exceções”, disse.

O titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, destaca que é essencial a identificação correta e a rapidez de atendimento em uma parada cardiorrespiratória. “Se em algum momento estes médicos se depararem com uma situação desta, eles devem estar cientes que a vida daquela pessoa depende da agilidade do socorro, além da aplicação correta das manobras de reconhecimento do problema e de ressuscitação. Essa capacitação é muito importante e oferece ainda mais bagagem para estes profissionais”, disse Priuli.

Sandra Neves Fuza, uma das médicas que participou da formação, lembra que a atenção primária é uma das portas de entrada para todo tipo de situação na comunidade. “É de suma importância a atualização em urgência e emergência para nós que atuamos somente na atenção básica e não atendemos rotineiramente esses casos. Mas precisamos estar preparados e possuir a estrutura e materiais adequados para atuarmos a qualquer instante se necessário, até que chegue o resgate”, conclui.

A capacitação sobre “Urgência” ocorreu em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para a próxima formação, que deverá ocorrer em 26 de junho, o tema será “Ginecologia.

 

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: DeCom Ferraz