Ferraz capacita servidores da Saúde sobre acidentes e segurança

Com o objetivo de prevenir ocorrências de acidentes e capacitar funcionários para a realização do atendimento de protocolos em situações desta natureza, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos formou hoje, 11 de junho, aproximadamente 40 servidores da rede. O encontro ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, localizado na Vila Romanópolis, visando também o cumprimento de uma determinação do Ministério Público.

A palestra, ministrada pelo médico da segurança do trabalho, Antônio Aparecido Bergo, foi referente à Norma Regulamentadora (NR) 32, que tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, a capacitação foi fundamental para cumprir a NR, ao passo que os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) puderam observar vários pontos do assunto. “Eles viram algumas das estratégias que podemos adotar para diminuir o risco de contaminação, por exemplo, seja ela biológica, química, entre outras. Os agentes de saúde estão expostos à essas substâncias todos os dias, por isso é preciso seguir os padrões que a NR nos orienta”, disse Karina.

Segundo o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a Saúde ferrazense tem atuado em duas frentes perante este tema. “Da mesma forma que capacitamos estes servidores hoje, no sentido de alertar e prevenir sobre os vários acidentes que podem ocorrer no cotidiano dentro dos equipamentos de saúde, a Vigilância Sanitária municipal também tem visitado os postos de saúde com o objetivo de adequar o que for possível no que tange a parte física e estrutural das UBSs, para evitar acidentes, contaminações, etc.”, explicou Pruli.

Vale destacar que em Ferraz de Vasconcelos, de acordo com a Vigilância em Saúde, o problema mais recorrente em relação à saúde e segurança dos funcionários são acidentes com perfurocortantes.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destaca que a palestra, além de cumprir uma norma regulamentadora e exigências do Ministério Público do Trabalho, também mostra a preocupação do governo municipal com estes profissionais. “Esta formação foi ao encontro da necessidade de se cumprir algumas determinações e ainda mostrar com o cuidado que temos com os nossos servidores. São a segurança e a saúde deles que estão em jogo, então por isso não podíamos deixar de capacitá-los. Afinal, eles também precisam estar bem para atender da melhor forma nossos munícipes”, ressaltou o chefe do Executivo ferrazense.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP/ DeCom Ferraz