Ferraz promove palestras sobre o combate às drogas

Alusivo ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, datado oficialmente hoje, 26 de junho, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitou 66 professores da rede sobre o tema. As palestra ocorreram do período da manhã, no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque Dourado.

A primeira ministração foi do coordenador pedagógico de projetos da pasta, Reginaldo da Silva Oliveira, com o título “Sociedade X Drogas”. Já a segunda capacitação ocorreu com o coordenador do Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Saúde do Alto Tietê, Douglas Alves, que abordou “O Panorama Histórico da Saúde Pública do Brasil”, englobando o assunto até os dias de hoje, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro contou com a participação de professores de Educação Física e Artes da rede, além dos docentes multiplicadores ambientais, conselheiros de saúde e membros do Conselho Municipal do Idoso. Vale destacar que o combate às drogas também está sendo discutido em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) nas escolas de Ferraz.

De acordo com Reginaldo Oliveira, as palestras focam diretamente o tratamento do assunto com os alunos da cidade. “A gente capacitou os professores justamente com o objetivo deles repassarem o conteúdo em sala de aula para os estudantes. Queremos alertar, conscientizar para que nenhuma das nossas crianças ou jovens abram brechas para as drogas”, disse Oliveira.

A titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, destaca a importância do papel do professor neste trabalho de conscientização. “O docente deve ser espelho para o aluno, um referencial. Eles passam tanto tempo juntos na escola, então porque não abordar assuntos mais delicados, como o uso de drogas, por exemplo? A escola deve também ser um instrumento de formação da pessoa, sendo a porta de entrada apenas para coisas boas, apesar de lidarmos com as drogas, por exemplo, em algumas situações”, conclui Valéria.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: DeCom Ferraz