UTI pediátrica do Hospital Regional de Ferraz deve ser reaberta em até 90 dias

UTI pediátrica do Hospital Regional de Ferraz deve ser reaberta em até 90 dias

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, esteve com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, que anunciou na manhã de hoje, 2 de julho, a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, localizado na Vila Correa. O evento, que reuniu várias autoridades do Alto Tietê, ocorreu no teatro do próprio Hospital.

A reabertura do setor, segundo Ferreira, deve ocorrer em até 90 dias, tempo para a finalização de contratação de pessoal e compra de equipamentos. A UTI pediátrica contará com 11 leitos, sendo um de isolamento. Ainda segundo o titular estadual, para isto, serão investidos R$ 1,5 milhão, gerando um custeio de R$ 4,3 milhões anualmente, a partir do início do funcionamento.

Além disso, na oportunidade, foram anunciadas as reformas do Pronto-Socorro (PS) infantil e da ala psiquiátrica. Na enfermaria pediátrica, deverão ser implantados 25 leitos para internação, sendo um de isolamento, além de outras intervenções para o maior conforto dos pacientes. A ala de psiquiatria, segundo o Estado, receberá renovação mobiliária e de equipamentos, bem como a instalação de 13 leitos para internação, sendo um de isolamento.

O prefeito Zé Biruta, além de falar sobre a felicidade frente aos anúncios, apelou ainda mais atenção para Ferraz e região. “Em fevereiro tive uma reunião com o secretário Germann e ele havia prometido uma visita ao Hospital e hoje está cumprindo. Fico muito feliz, porque aqui temos uma estrutura que está entre as dez melhores do Estado, mas não adianta o melhor carro e não ter motorista. Precisamos de médicos, equipamentos, apoio do Governo do Estado. São pelo menos três milhões de pessoas do Alto Tietê que dependem deste atendimento, muito mais os ferrazenses, pois não temos hospital municipal, então pedimos atenção do Germann e do governado João Dória para a nossa região, porque nossa causa é justa”, disse, emocionado, o chefe do Executivo ferrazense.

Segundo o secretário José Henrique Germann Ferreira, os investimentos anunciados reforçam o compromisso do Estado do São Paulo com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Alto Tietê. Ainda de acordo com Ferreira, a pasta quer aprimorar os serviços, com foco em melhorias quantitativas e qualitativas na assistência.

O titular da Saúde municipal, Aloísio Lopes Priuli, também comemorou a iniciativa estadual. “Quando o Hospital Regional não funciona como deveria, a rede municipal é sobrecarregada. Estamos caminhando bem, atendendo à população com remanejamento dos médicos, organizando o que é possível para atender a cada paciente, mas agora, com o anúncio da pediatria, principalmente, tudo fica mais fácil e conseguimos dar mais conforto ao munícipe da atenção básica”, afirmou Priuli.

Também no evento, estiveram presentes os prefeitos Gian Lopes (Poá), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba), Valderlon Oliveira Gomes (Salesópolis), Adriano Leite (Guararema), os deputados estaduais André do Prado, Rodrigo Gambale e Estevam Galvão, e os vereadores de Ferraz Hodirlei Martins Pereira, Flávio Batista de Souza e Agílio Nicolas Ribeiro David.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP.

FOTOS: Wanderley Costa.