Ferraz recebe reforço de mais cinco médicos

A partir de agora Ferraz de Vasconcelos conta com mais cinco médicos em seu quadro de profissionais. Os generalistas, que vieram por meio do “Programa Mais Médicos”, já estão atuando nas unidades de saúde do município. Até o final do ano, mais dois médicos do Programa devem ingressar na Saúde ferrazense.

Os cinco profissionais estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), que também engloba a visita domiciliar, dando suporte a pacientes acamados. O contrato dos médicos com o município é de três anos e a Prefeitura Municipal custeia a alimentação, moradia e bolsa-auxílio dos novos servidores que estão alocados nas unidades do Jardim São Lázaro, Bela Vista, Margarida, Vila Jamil e Jardim Rosana.

A vinda dos médicos para Ferraz deu-se por meio da abertura de edital para sete vagas. Para as duas que ainda não foram preenchidas, deve ser aberto novo edital em setembro.

De acordo com a coordenadora do Programa na cidade, Joelma Barcelos, o número de inscritos paras as sete vagas disponíveis surpreendeu a equipe da pasta. “Tivemos 36 candidatos às vagas. É um bom número e ficamos felizes que os profissionais queiram atuar em Ferraz. Esperamos que eles realmente vistam a camisa da Saúde municipal e nos ajudem a suprir as necessidades dos nossos pacientes”, disse Joelma.

O titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, explica sobre a escolha das UBSs que estão acolhendo os novos profissionais. “Tentamos cobrir as áreas que estavam há mais tempo sem médicos, focando a população que estava sendo menos assistida, apesar de termos dividido os médicos que já estavam na rede para atender os pacientes”, esclareceu Priuli.

O médico Thiago Garcia Cordeiro, que está atuando no Bela Vista e é o único do grupo formado no Brasil, está na cidade desde o dia 28 e fala o motivo de ter escolhido Ferraz para exercer a profissão. “Eu nasci em Mogi das Cruzes, então tenho um carinho pela região. Além disso, eu gosto de trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) e gosto do cotidiano de atendimento em UBS. Eu já tenho me identificado muito com a cidade, a população já me acolheu e espero poder contribuir no tratamento dos pacientes na cidade, também educando de forma a mostrar, por exemplo, a importância da medicação e as consequências que um tratamento errado pode causar”, falou Cordeiro.

O prefeito de Ferraz, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, comemorou a vinda dos médicos para a cidade. “Estamos muito felizes por mais estes reforços na nossa Saúde. São médicos que já têm bagagem, que estão vindo para somar no município, não só como clínicos gerais, mas também atuando na pediatria e ginecologia quando necessário. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais os atendimentos nas nossas unidades”, frisou o chefe do Executivo ferrazenses.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85250 / SP / DeCom Ferraz