Ferraz de Vasconcelos recebe Castra Móvel

Ferraz de Vasconcelos recebe Castra Móvel

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, entregou hoje, 10 de julho, à Secretaria Municipal de Saúde, um Castra Móvel. O equipamento, que deverá agilizar os atendimento de castração no município, foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar.

De acordo com a pasta, o Castra Móvel deve estar em pleno funcionamento em até dois meses, isto porque ainda é necessária a contratação ou terceirização de pessoal e materiais para o procedimento. Antes, a castração em Ferraz era feita totalmente (pessoal, material e estrutura) de forma terceirizada.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karina Rente Isidoro, a vinda do Castra Móvel para a cidade traz não só agilidade no andamento da fila dos mais de dois mil animais cadastrados para o procedimento, mas também economia ao município. “A gente têm feito uma média de 50 castrações por mês e agora com este novo aparato, há a intensão de aumentar este número mensal. Além disso, a cada dois meses a gente gastava aproximadamente R$ 15 mil com a contratação destes serviços, o que agora trará menos gastos ao tesouro municipal”, disse Karina.

O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, destaca a importância do veículo para a cidade. “Com o Castra Móvel, conseguimos ter um maior controle da população animal. Para a Divisão e Controle de Zoonoses, é uma ferramenta imprescindível”, ressaltou.

“Na verdade nós já estávamos há algum tempo tentando pleitear um Castra Móvel e a vinda dele para a cidade é uma vitória. Nossa intenção é ampliar o serviço de castração em Ferraz e com o veículo vamos poder ir até os bairros para castrar os animais de quem não tem como se locomover”, afirmou o chefe do Executivo ferrazense, Zé Biruta, sobre os benefícios que o equipamento deve trazer ao serviço de castração municipal.

O vereador Cláudio Squizato explica sobre a negociações para a aquisição do veículo. “Foram distribuídos apenas 120 Castra Móveis em todo o Estado e Ferraz foi contemplado com esta emenda. O investimento foi de pelo menos R$ 120 mil e foi graças à uma gestão política de amizade e trabalho que o Castra Móvel veio para Ferraz para ajudar muito neste serviço”, falou Squizato.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85250 / SP / DeCom Ferraz