Prefeitura de Ferraz capacita diretores estaduais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Prefeitura de Ferraz capacita diretores estaduais sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos capacitou na manhã de hoje, 2 de agosto, diretores de escolas estaduais da cidade sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, foi uma parceria com o Governo do Estado e está dentro das iniciativas propostas pelo “Programa Saúde na Escola”. O próximo passo é tratar o assunto diretamente com os alunos da rede estadual que tenha a partir de 12 anos de idade.

Na oportunidade, foi apresentada aos diretores a mesma palestra que deverá ser ministrada nas escolas em um segundo momento. Com ela, os servidores puderam aprender mais sobre as ISTs, englobando o diagnóstico, tratamento, tipos e como evitá-las. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Karina Rente Isidoro, fazer esta apresentação primeiro aos diretores é importante para que quando a ação for direcionada ao aluno, Saúde e equipe gestora da escola estejam falando a mesma língua.

Vale destacar que, ainda segundo a coordenadora, a partir dos 12 anos já é permitido que o jovem faça testes rápidos de ISTs sem que seja necessário a autorização dos pais ou responsáveis. “Também por isso vamos levar estas ações às escolas. Além de promover a conscientização e conhecimento, conseguimos levar os testes rápido de HIV, Sífilis, hepatites, etc”, disse Karina Rente.

“Infelizmente este assunto ainda é um tabu para muitas pessoas, mas é nossa obrigação orientar e inclusive fazer a busca ativa de diagnósticos neste sentido. Para nós e para o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a educação sexual também é importante. Atuando dentro das escolas, podemos atingir um público muito maior, sendo a equipe escolar, alunos, pais e comunidade”, disse o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, sobre a importância desta etapa do “Programa Saúde na Escola”.

Vale lembrar que quando o munícipe é diagnosticado com alguma destas doenças, ele é encaminhado para a realização do tratamento, que em Ferraz é realizado de forma completa, pois a rede oferece não só os remédios e procedimentos necessários, mas também acompanhamento psicológico, entre outros.

 Agita São Paulo

Parte da equipe da Secretaria de Saúde de Ferraz participou nesta semana do “Agita São Paulo”, evento que ocorreu em Águas de São Pedro, no interior do Estado, e que visa a prática da atividade física. Foram três dias que, segundo a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Joelma Barcelos, inspiraram a equipe para o “Agita Ferraz”, que deve ocorrer ainda neste mês em parceria com outras pastas. “Aprendemos sobre os benefícios da atividade física diária e como cada passo é importante neste processo. É isso que esperamos transmitir para a população, observando a limitação de cada um”, falou.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz