Ferraz marca presença da Câmara Técnica de Turismo do Condemat

A equipe da Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida de Ferraz de Vasconcelos marcou presença na última sexta-feira, 2 de agosto, na reunião da Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O encontro ocorreu na sede do órgão, na cidade de Mogi das Cruzes, e tratou de vários tema relacionados ao turismo local.

De acordo com o titular da pasta ferrazense, Francisco Pereira de Brito, na oportunidade foram discutidas questões como a elaboração do Plano Diretor Regional de Turismo, que também influencia no Plano Direito Municipal de Turismo, a agenda turística da região no segundo semestre, que deve contar com eventos em parceria com outras secretarias do Alto Tietê, bem como a apresentação da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que deverá trazer à região cursos profissionalizantes direcionados ao turismo dos municípios.

Ainda segundo Brito, a reunião também abordou a inclusão de Ferraz no Mapa Nacional do Turismo, que deverá incluir a igreja Bom Jesus, localizada no bairro do Tanquinho, e o Castelo, situado no Jardim Castelo, na lista de pontos para visitação.

“Foi a primeira reunião nesta câmara técnica em que participei e estou muito satisfeito, pois muitas diretrizes foram definidas para fomentar o turismo na nossa região. São ações que não vão trazer apenas lazer, mas também a qualificação dos moradores, como é o caso da parceria com o Senac. Nesta linha, com certeza conseguiremos achar estratégias para melhorar a arrecadação do município e até trazer mais qualidade de vida aos ferrazense”, disse o secretário, Francisco de Brito, sobre os resultados que o encontro no Condemat trouxe.

No dia 20 de agosto deverá ser promovida a reunião com os prefeitos das cidades que integram o Consórcio, onde os pontos tratados na Câmara Técnica de Turismo também devem ser debatidos.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz