Saúde ferrazense promove atividades alusivas ao aleitamento materno

Saúde ferrazense promove atividades alusivas ao aleitamento materno

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou hoje, 5 de agosto, os trabalhos alusivos a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que é celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto em mais de 120 países, incluindo o Brasil. As atividades neste sentido devem ser realizadas na cidade até o final do mês. A primeira iniciativa foi uma capacitação para aproximadamente 50 servidores da rede. O encontro ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

Na oportunidade, os presentes puderam aprender sobre vários aspectos que norteiam a amamentação, com o médico generalista da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Cidade Kemel, Daniel Ferreira de Oliveira, com a fisioterapeuta da rede, Mônica Mirandola, e com a auxiliar de enfermagem do Mais Mulher, Elisângela Brito Macedo. A formação preparou os profissionais para os atendimentos que serão realizados em agosto, além de ter proporcionado um ambiente para o esclarecimento de dúvidas frente ao tema.

Também em celebração a Semana do Aleitamento, estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, bem como no Mais Mulher, várias ações com as pacientes: rodas de conversa com as gestantes sobre os cuidados com as mamas durante a amamentação, discussões com psicólogos sobre a saúde psicológica da mulher e o retorno ao trabalho, palestras com assistentes sociais sobre os direitos da gestante, com nutricionistas sobre a alimentação durante o período de amamentação e o valor nutricional do leite materno, rodas de conversa com fisioterapeutas sobre a postura na amamentação, além de orientações de farmacêuticos sobre os medicamentos durante a amamentação.

Além disso, nas unidades, as gestantes e puérperas também poderão participar de debates com fonoaudiólogos, que abordarão os cuidados com a pega mamaria para evitar problemas orais, palestras com dentistas sobre a higiene oral e ainda orientações sobre o armazenamento do leite materno com auxiliares de enfermagem.

Vale destacar que em todos os postos de saúde serão confeccionados painéis com fotos referentes à amamentação, haverá distribuição de brindes, sorteio de kits para o bebê (roupa, fralda, escova de cabelo, etc.), bem como a implantação de uma caixa de dúvidas a serem esclarecidas nas rodas de conversa de cada unidade.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica municipal, Raquel Silva Santos, apesar da orientação sobre o aleitamento ser realizada nas consultas de rotina das gestantes durante o pré-natal, a municipalidade pretende atingir com estas ações mais ou menos 750 gestantes e puérperas.

“Por conta da falta de informação, muitas mães não sabem o quão importante é a amamentação e o quanto ela reflete até na vida adulto do indivíduo. Por outro lado, nós e o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, também sabemos que é essencial que os nossos servidores estejam capacitados para lidar de forma eficiente com este assunto e com as dúvidas dos nosso referenciados”, disse o secretário municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, sobre a relevância de atividades que envolvam não só as pacientes, mas também os funcionários.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz