Ferraz promove encontro regional sobre Base Comum Curricular

Com o objetivo de ensinar e aprender por meio da troca de experiências, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na manhã de hoje, 14 de agosto, um encontro com representes de outras secretarias de educação de quatro cidades da região. Na oportunidade, as discussões giraram em torno dos desafios e possibilidades frente à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Alto Tietê. A reunião ocorreu na sede da pasta ferrazense, situada na Vila Romanópolis, e contou com a participação de representantes dos municípios de Poá, Arujá, Santa Isabel e Itaquaquecetuba.

Os debates seguiram três temáticas específicas. A primeira abordou a concepção da BNCC, o que está dentro dela, sua linha metodológica e o que o professor pode e deve oportunizar para os alunos. Na segunda fase das discussões, os presentes puderam argumentar sobre a formação continuada depois da implementação da base, ou seja, como os municípios vão formar diretrizes e conceitos para mobilizar este professor, que deverá trabalhar as habilidades previstas no currículo com os seus alunos. Já a última etapa da conversa, foi focada em como as cidades articularão programas e projetos do Estado e do Governo Federal ainda durante a implementação da BNCC, como é o caso do “Ler e Escrever”.

Vale destacar que Ferraz já possui 80% do currículo pronto, que inclusive foi elaborado com a participação dos professores da rede, que se debruçaram sobre as proposições integradas com o currículo paulista. O documento municipal completo deve ser apresentado para a cidade no dia 19 de novembro.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, a troca de experiências com outras cidades possibilita que toda a região esteja falando a mesma língua no que tange a BNCC. “Por exemplo, um aluno que é transferido para a escola de uma outra cidade não terá problemas em acompanhar o conteúdo, pois o currículo da região assegura a aprendizagem desta criança. Isso é unidade pedagógica”, ressaltou a titular.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz