Ferraz atende mais de 800 mulheres no “Agosto Dourado”

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos atendeu mais de 800 mulheres no “Agosto Dourado”, mês dedicado à discussão sobre a importância da amamentação e aleitamento materno. Foram aproximadamente 40 grupos participantes das ações. A informação foi divulgada pela pasta hoje, 29 de agosto, que também considerou a campanha satisfatória.

Foram realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, bem como no Mais Mulher, várias ações com as pacientes: rodas de conversa com as gestantes sobre os cuidados com as mamas durante a amamentação; discussões com psicólogos sobre a saúde psicológica da mulher e o retorno ao trabalho; com nutricionistas sobre a alimentação durante o período de amamentação e o valor nutricional do leite materno e rodas de conversa com fisioterapeutas sobre a postura na amamentação, além de orientações de farmacêuticos sobre os medicamentos durante a amamentação.

Além disso, nas unidades, as gestantes e puérperas também puderam participar de debates com dentistas sobre a higiene bucal e ainda orientações sobre o armazenamento do leite materno com auxiliares de enfermagem.

Vale destacar que em todos os postos de saúde foram confeccionados painéis com fotos referentes à amamentação. Também houve a distribuição de brindes e sorteio de kits para o bebê (roupa, fralda, escova de cabelo, etc), que foram doados por parceiros.

O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, avaliou como satisfatória a campanha, visto a adesão das gestantes e o interesse em aprender mais sobre o tema. “Tivemos 40 grupos de mulheres que realmente estavam ali para aprender mais, para oferecer tudo de melhor para o seu filho, e a gente sabe que a amamentação faz parte disso. O simples ato do aleitamento materno pode refletir no resto da vida do indivíduo, e agora as mães da nossa rede também sabem disso”, afirmou Priuli.

Ainda segundo o secretário, por uma determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, as orientações neste sentido continuam nas consultas de rotina, independente do mês. “O prefeito Zé Biruta nos transmitiu esta preocupação de dar continuidade neste trabalho e é isto que as mães ferrazenses podem esperar da Secretaria de Saúde”, finaliza.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz