Mais de 150 pessoas são atendidas em ação contra o tabaco em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio da equipe da Saúde Mental, realizou hoje, 30 de agosto, uma ação alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, datado oficialmente em 29 de agosto. Foi montada uma tenda na Praça da Independência, no Centro, onde os munícipes puderam saber mais sobre os malefícios da prática e tratamentos contra o uso do tabaco.

Foram atendidos, aproximadamente, 150 ferrazenses que passavam pelo local. Durante toda a manhã, os servidores municipais divulgaram as políticas públicas de prevenção e tratamentos contra o uso de tabaco, álcool e outras drogas, além de esclarecer à população sobre os danos não só para a saúde, mas também sociais, políticos, ambientais e econômicos. Na oportunidade, também foram realizadas avaliações bucais.

De acordo com a pasta, 33 pessoas deixaram seus nomes no local, com o interesse de começar o tratamento contra o uso do tabaco, que hoje está disponível em três equipamentos públicos da cidade.

Para que a ação fosse realizada de forma completa, estiveram empenhados nas orientações os funcionários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD), dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas.

Para a coordenadora da Saúde Mental do município, Cláudia Santos, toda ação que educa os moradores sobre os vícios em tabaco, álcool e outras drogas, é bem-vinda. “Com orientações no sentido de mostrar o mal destas práticas, nós só temos a ganhar. Além disso, conseguimos divulgar nosso trabalho, que inclusive é oferecido para a população de forma contínua e gratuita”, disse Cláudia.

Tratamentos contra o fumo na cidade

A cidade possui três polos para tratamento de combate ao fumo: o Caps AD e o Hospital Regional “Dr. Osíris Florindo Coelho” (os encaminhamentos são realizados pelo Caps AD) e, desde 2017, no Centro de Especialidades Médicas, na Vila Romanópolis. Para fazer parte do programa, o munícipe deve ligar no telefone do Caps AD ou no Centro de Especialidades e informar nome, telefone e endereço. A equipe do programa de tabaco direcionará para um dos três polos. Os dias e horários de tratamento são definidos após a convocação do ferrazense. Os requisitos para fazer parte do programa é ser morador de Ferraz e ter idade mínima de 18 anos. O Caps AD fica na rua Lutécia, 80, no Jardim Dayse e atende pelo 4679-4624. Já o Centro de Especialidades Médicas está localizado na Avenida Brasil, 2.159, na Vila Romanópolis, e atende pelo 4678-5846.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz