Ferraz promove projeto de educação empreendedora com alunos do 5º ano

Ferraz promove projeto de educação empreendedora com alunos do 5º ano

Com o intuito de desenvolver habilidades e competências empreendedoras nos alunos do Ensino Fundamental I, 5º ano, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Maurice Bou Assi”, está realizando com 30 estudantes o projeto “Empreendedorismo: Uma Ideia Criativa”. A ação veio a partir da necessidade de se trabalhar de maneira mais real a matemática na vida de cada criança.

A iniciativa funciona da seguinte forma: os alunos foram organizados em uma espécie de empresa, a qual é dividida em vários setores como diretoria, marketing, produção e tesouraria. Cada estudante escolhe em qual setor gostaria de contribuir no projeto, levando em consideração a personalidade e potenciais de cada um.

A partir dai, foram produzidos, junto com os pais e comunidade, sachês aromatizados, que foram vendidos a R$ 2,00 no bairro e na escola. O dinheiro arrecadado, de acordo com a professora que esta a frente do projeto, Larissa Lopes Bezerra, foi revertido para pagar as despesas referentes às matérias-primas e ainda para um evento de despedida para os próprios alunos do 5º ano, que em 2020 devem mudar de unidade escolar.

Segundo a escola, o objetivo não é a arrecadação de dinheiro em si, mas que o ensino da matemática englobe algo mais significativo, sendo aplicados conceitos da disciplina de forma real. A intenção é continuar o projeto com outra turma no próximo ano.

“Eles aprendem muitas coisas na escola de forma separada, e muitas vezes, lá fora, não conseguem aplicar de maneira correta. Por isso, por meio do projeto de empreendedorismo, conseguimos trabalhar situação problema, divisão, multiplicação, adição, subtração, por exemplo, de forma que eles conseguem assimilar todo este aprendizado de um jeito unificado e simples”, explica a professora Larissa Bezerra, sobre alguns pontos desenvolvidos na prática com os estudantes dentro do projeto.

Vale destacar ainda que os pais e comunidade ajudaram não só na confecção dos sachês, mas também compraram os produtos, incentivando a ação. “Dessa forma, todos os envolvidos puderam perceber que o conceito de escola mudou, porque lá fora é uma extensão do que se aprende e vive aqui dentro”, diz Larissa.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, destaca outros pontos que são trabalhados com os alunos no projeto “Empreendedorismo: Uma Ideia Criativa”. “ A partir destes conceitos, proporciona-se aos estudantes a autonomia, perfil empreendedor, perfil financeiro, trabalho em equipe e ainda a compreensão do consumo consciente, o que com certeza fará toda a diferença ao longo da vida deste indivíduo”, finaliza.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz