Caminhão interativo da EDP visita escolas de Ferraz até dia 27

Até o dia 27 de setembro, os alunos da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos poderão conhecer o caminhão-laboratório da EDP Bandeirantes, o “Boa Energia”, que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da economia de energia elétrica por meio da vivência de uma série de experimentos. No município, mais de 8,6 mil alunos de 7 a 14 anos deverão ser contemplados com a ação.

O equipamento deve passar pelas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Halim Abssamra, Prefeito Helmuth Hans L. Baxmann, Sara Tineue, Myriam Penteado Rodrigues Alckimin, Luciano Poletti, Professora Primorosa Jorge do Nascimento, Professora Nurimar Martins Hiar, Doutor Joracy Cruz, Doutor Alfredo Froes Neto, Abílio Secundino Leite, Silvino Antunes de Souza, Tom Jobim, Sylvia da Silveira de Martine e Maria Andena Costa.

No “Boa Energia”, os alunos podem participar de várias atividades, tais como: painel interativo e casa de consumo, gerador de Van Der Graff, condutores e isolantes, globo de plasmas, testes de nervos, gerador manual, placa de energia solar e semáforo das bandeiras tarifárias.

De acordo com a Educação ferrazense, a iniciativa trabalha conceitos sobre utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com os alunos, além de eles aprenderem na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como melhor usar equipamentos elétricos. O projeto faz parte do “Programa de Eficiência Energética “ (PEE), da EDP, e utiliza a metodologia Procel Educação e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para a secretária da Educação Municipal, Valéria Eloy da Silva Kovac, o projeto acaba atingindo não só as crianças que visitam o caminhão interativo, mas também toda a comunidade escolar. “Com o ‘Boa Energia’, as crianças aprendem, os professores relembram, a equipe gestora é conscientizada e todo esse aprendizado é levado para a família de cada envolvido, também impactando os bairros”, finaliza Valéria.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz