Ferraz promove capacitações alusivas ao “Dia Mundial da Amazônia”

Ferraz promove capacitações alusivas ao “Dia Mundial da Amazônia”

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está promovendo três dias seguidos de capacitações para alguns professores da rede municipal de ensino. Em alusão ao Dia Mundial da Amazônia, datado oficialmente em 5 de setembro, os docentes estão discutindo e aprendendo  sobre temas ambientais, que também devem ser levados às salas de aula para os estudantes. Todas as formações estão ocorrendo no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco.

Ontem, 3 de setembro, a ministração foi realizada pela Elidayana da Silva Alexandrino, que é graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas e atuante em museus e centros culturais, desenvolvendo atividades de mediação cultural e educação patrimonial. Ela falou sobre “Cultura Visual e Arte Urbana” para aproximadamente 30 professores especialistas de artes das escolas municipais de Ferraz.

Na manhã de hoje, 4 de setembro, foi a vez de pelo menos 40 professores multiplicadores ambientais aprendem sobre “Sustentabilidade Planetária e a Ecologia Quântica” com a bióloga Nadja Soares de Moraes, que também é especialista em gestão florestal e educação ambiental pela Universidade Federal de Brasília.

Para finalizar as formações específicas, amanhã, 5 de setembro, a ministração terá o objetivo de mostrar e conscientizar sobre a importância da Amazônia, riqueza natural do país. O tema também estará sendo trabalhado nas escolas da cidade.

De acordo com o coordenador de projetos da Educação ferrazense, Reginaldo da Silva Oliveira, a partir do conteúdo aprendido, os multiplicadores devem levar os assuntos para os alunos, seja por meio de música, dança, desenhos, maquetes ou simples momentos de reflexão. Ainda segundo Oliveira, desta forma, toda a rede municipal de ensino é atingida, incluindo gestores escolares e comunidade.

“Formações como estas permitem que a conscientização ambiental comece na escola. A criança, enquanto aluno, já consegue formar conceitos e até opiniões sobre o tema quando o assunto é trabalhado em sala de aula. Desde pequeno, ele é ensinado que o meio ambiente é um dos nossos bens mais preciosos e que é fundamental preservar a natureza”, disse a titular da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, sobre a importância de discussões neste sentido no âmbito escolar.

Em outubro, as capacitações para os professores multiplicadores ambientais devem girar em torno da destinação adequada de resíduos e alternativas para o avanço na reciclagem.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz