Ferraz inicia programação do “Setembro Amarelo”

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está com uma série de atividades programadas em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio. A cidade contará não só com palestras e orientações, mas também com eventos para todas as idades até o final do mês.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, os usuários poderão participar de ministrações com os médicos dos postos sobre o tema, além das rodas de conversas com os enfermeiros, que também abordarão o assunto. Já nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs), além das orientações, serão disponíveis aos munícipes diversas oficinas como pintura em vidro, plantação de mudas, dança terapia, etc.

Com o objetivo de acolher e conscientizar todos os públicos sobre a prevenção ao suicídio, a pasta também deverá realizar o “Agita Idoso” no dia 27 de setembro, às 10 horas. O evento será realizado no ginásio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio, e contará com diagnósticos de risco de quedas, massagem Tui Na, exercícios de Chi Kung, bem como outras atividades para melhorar o equilíbrio.

Também no dia 27, o Programa Municipal de Prevenção à Violência realizará a panfletagem e orientações na Praça da Independência. Durante todo o mês, a Saúde Mental também estará promovendo ações alusivas ao tema.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, é essencial a prevenção ao suicídio ser trabalhada com todas as pessoas, visto os números alarmantes dos últimos tempos. “Mais de um milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo, pelo menos uma a cada 40 segundos. Não podemos fechar os olhos para isso. Então, além de falarmos sobre o tema neste mês, esta conversa deve ser mantida durante todo o ano. Devemos falar sobre, apoiar pessoas que sofrem com este sentimento, ouvir, aconselhar e mostrar amor”, disse Priuli.

Vale destacar que para qualquer dúvida, é possível entrar em contato pelo 188 com o Centro de Valorização a Vida, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio. Os postos de Saúde de Ferraz também podem ajudar neste sentido. Entre em contato.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Reprodução