Educação de Ferraz capacita 90 pessoas sobre gestão de conflitos

Educação de Ferraz capacita 90 pessoas sobre gestão de conflitos

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos capacitou hoje, 6 de setembro, 90 gestores de unidades de ensino municipais e conveniadas sobre “Gestão de Conflitos e Gestão da Sala de Aula”. A formação, que ocorreu em dois período, foi realizada no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

De acordo com a pasta, a necessidade surgiu após um levantamento realizado pela própria Secretaria, que junto à equipe escolar, observou conflitos de relacionamentos interpessoais em diferentes vertente dentro das escolas. Por isso, a ministração da palestra desta sexta-feira ocorreu por parte da professora Maria José Pinto Natale, que é coordenadora do Instituto Técnico de Qualificação (ITEQ) de São Paulo, que narrou sobre suas experiências sobre o tema e ainda traçou, junto aos presente, estratégias para o enfrentamento destes conflitos.

Na oportunidade, foram destacados pontos como: a necessidade de se ter um objetivo coletivo para uma educação de qualidade, o fortalecimento das equipes gestoras das unidades, as relações aluno-aluno, aluno-professor, aluno-pais, pais-professores, professores-comunidade, etc.

Segundo a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, a expectativa é que com a capacitação, a equipe escolar consiga executar as estratégias apresentadas, diminuindo a incidência destes conflitos. “Nossa meta, assim como a do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, é que esta formação possa impactar de maneira efetiva a escola e os envolvidos na comunidade escolar. Onde há pessoas, há conflitos, por isso devemos aprender a lidar com estas situações, fazendo do ambiente educacional um lugar de diálogo, um lugar onde cada um se coloca no lugar no outro, impactando toda uma comunidade”, disse Valéria.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999/ SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz