Ferraz participa da “Olimpíada de Língua Portuguesa 2019”

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos levará quatro textos autorais de alunos da cidade para a etapa estadual da “Olimpíada de Língua Portuguesa 2019”, que ocorre entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro. Os materiais foram escolhidos por uma comissão municipal no último dia 30.

Foram escolhidos dois poemas, uma memória literária e uma crônica, todos com o tema “O lugar onde vivo”, definido pelo Ministério da Educação. Considerando os critérios para o julgamento de cada gênero textual, a comissão, formada por cinco pessoas, selecionou os textos de alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) “Nurimar Martins Hiar” e “Maurice Bou Assi”, e das Escolas Estaduais (E.Es) “Iijima” e “Carlindo Reis”.

Na próxima fase, as secretarias estaduais de educação organizam as comissões julgadoras estaduais e enviam as produções que representarão São Paulo na Olimpíada. A partir daí, ocorre a seleção dos textos de 569 alunos semifinalistas e seus professores. Na última fase, a etapa nacional, que deve ser realizada em novembro, são selecionados os 28 melhores estudantes e seus respectivos professores.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressalta a importância da participação dos alunos e escolas de Ferraz. “Tanto a rede municipal quanto a estadual têm muito a ganhar participando da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa 2019’, pois é uma oportunidade de aprendizado, bem como de mostrar reconhecimento aos nossos estudantes, afinal talento é algo que não falta na nossa cidade”, destacou Valéria.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP /DeCom Ferraz