Educação ferrazense promove “3ª Parada Pedagógica”

Mais de 1,2 mil servidores da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos participaram hoje, 27 de setembro, da “3ª Parada Pedagógica”, que teve como objetivo não só capacitar toda a equipe escolar em vários sentidos, mas também abordar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município. Todas as escolas da cidade pararam para discutir melhorias no ensino.

A pasta separou as palestras e oficinas por grupos, levando em consideração a especialização do gestor ou professor, e a faixa etária das crianças com as quais ele trabalha. Exemplo disso foi a Escola Municipal de Educação Especial (Emee) “Monteiro Lobato”, no Jardim Pérola, que ofereceu uma oficina com o tema “O Planejamento Estratégico Pedagógico e o Plano de Ação do Projeto Político Pedagógico”. Já na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Prefeito Helmuth Hans L. Baxmann”, no Parque São Francisco, foi promovida a oficina “O Cotidiano do Professor Alfabetizador: Garantindo a Reflexão e o Desenvolvimento das Competências Leitoras e Escritas”.

Seguindo nesta mesma linha, a Emeb “Ângelo Castelo”, no Jardim Castelo, trabalhou com uma palestra interativa sobre “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Olhando na Perspectiva dos Direitos de Aprendizagem para a Educação Infantil”. E a Emeb “Maria Inês Gurgel”, no Núcleo Itaim, falou “Das Competências da BNCC à Avaliação: Integrando os Saberes e as Práticas”.

Vale destacar que esta edição da Parada mobilizou toda a rede, disponibilizando aprendizado e atualização a diretores, vice-diretores, professores dos 1º aos 5º anos do ensino fundamental, incluindo professores adjuntos, coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, de educação especial, bem como professores da pré-escola, Educação para Jovens e Adultos (EJA), auxiliares de creche e merendeiras.

A titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, destacou como este tipo de atualização impacta diretamente na sala de aula. “Desta maneira, a comunidade escolar reflete e revê suas ações com os alunos, permitindo até que ele apareça mais e fortalecendo o aprendizado em duas vertentes, como aluno-professor, aluno-aluno, e o aluno frente à todas as personagens dentro da escola”, finalizou.

A “4ª Parada Pedagógica”, como forma de formação continuada, deve ocorrer em Ferraz em novembro, com o objetivo, segundo a pasta, de fazer a equipe escolar encerrar o ano totalmente renovada.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP /DeCom Ferraz