Ferraz promove palestra sobre dutos de combustível

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do departamento de Verde e Meio Ambiente, promoveu na manhã de hoje, 24 de outubro, uma palestra sobre dutos de combustíveis, em parceria com a Transpreto, empresa da Petrobras. A ministração foi direcionada aos servidores da municipalidade, para que também saibam orientar os munícipes no sentido da prevenção frente a estes equipamentos.

Neste sentido, o técnico pleno de manutenção de faixa da Transpetro, Geraldo Antônio de Freitas, falou sobre a relação da Transpetro com Ferraz, a ação de terceiros frente aos dutos, estatísticas, vazamentos, interferências, contingências, telefone para emergência e demais pontos relevantes ao assunto.

Vale destacar que, segundo a própria empresa, os dutos são tubos por onde é transportado grande parte dos combustíveis. Normalmente eles ficam enterrados em áreas demarcadas de amarelo para indicar à população. A orientação é que estas faixas sejam conservadas de maneira contínua para que fiquem livres, sem risco de prejudicar possíveis reparos que sejam necessários e que garantam a segurança das tubulações.

Nestas áreas, é permitido, por exemplo, andar de bicicleta, praticar exercícios, cultivar hortaliças e plantas com raízes curtas e ainda usar veículos leves, como velocípede e carrinhos de bebês. É proibido jogar lixo e entulho, construir, escavar, fazer queimadas, trafegar e estacionar veículos.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, destaca a importância da população que mora perto de áreas de instalação de dutos estar atenta à possíveis problemas. “Os moradores destes locais devem informar movimentações suspeitas, presença de carros ou pessoas com mangueiras, canos, ferramentas e outros equipamentos e se sentirem cheiro forte de combustível, é só ligar, gratuitamente, para o 168 e a Transpetro tomará as devidas providências”, alertou.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz