Ferraz realiza balanço de atendimentos do “Outubro Rosa”

Ferraz de Vasconcelos realizou hoje, 30 de outubro, o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, mês que foi dedicado à saúde da mulher na cidade. O evento para finalizar os trabalhos ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e contou com uma palestra para pelo menos 70 pessoas e um balanço parcial de serviços oferecidos.

De acordo com os números, foram 710 coletas de papanicolau durante o mês, 2.041 consultas ginecológicas, 65 grupos de discussões, 11 oficinas nas unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESFs), além do “Agita Mulherada”, que reuniu mais de 200 ferrazenses.

Na oportunidade de encerramento, o médico da ESF do município, Daniel Ferreira de Oliveira, falou sobre aspectos voltados à saúde da mulher, além de frisar aos presentes que este trabalho de prevenção deve continuar durante todo o ano. Servidores da rede municipal de saúde, bem como de outras pastas, estiveram na ministração.

De acordo com a coordenadora da ESF ferrazense, Joelma Barcelos, a adesão do público à campanha foi expressiva e satisfatória. “Atingimos um número de mulheres muito maior do que esperávamos. Além de coleta de papanicolau e consultas, nossas moradoras puderam fazer mamografias, exames de imagem, e ainda ter todo acompanhamento com o médico, do começo ao fim. Estamos muito felizes por mais uma campanha de sucesso em Ferraz”, disse Joelma.

A secretária municipal de Saúde em exercício, Kelly D’avila Hungria Cordeiro, ressaltou a consciência que a mulher deve ter com a própria saúde. “Às vezes a mulher se preocupa tanto com a saúde da família que acaba esquecendo a sua. Mas não pode ser assim. O cuidado com a saúde feminina deve ocorrer durante todo o ano, afinal a prevenção é fundamental para evitar várias doenças”, afirmou.

Ainda segundo a secretária municipal, os números positivos também estimulam os servidores envolvidos nas campanhas à continuarem trabalhando em prol da saúde de toda a população. “Eles observam os bons números e ficam incentivados em continuar este trabalho que é de suma importância no município. Vale lembrar que com as campanhas, atingimos várias idades, gêneros, etc.”, finalizou Kelly.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz