Prefeitura de Ferraz realiza “Circuito do Homem” neste sábado

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Saúde, continua promovendo uma série de atendimentos e atividades alusivas ao “Novembro Azul”, mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem. Neste sábado, 9 de novembro, as ações serão direcionadas aos homens que trabalham durante a semana. No “Circuito do Homem” serão oferecidos vários serviços, entre consultas, exames e orientações.

O evento ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Mário Margarida” (CSII), no Centro, das 8 às 16 horas. No local, os moradores poderão encontrar atendimento com urologistas, demanda livre para coleta de  exame Antígeno Prostático Específico (PSA), consulta com cardiologista, exame de eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, orientação sobre câncer bucal e distribuição de kits de higiene, acolhimento com fonoaudiólogos, orientações e avaliação de fisioterapia geral e respiratória, auriculoterapia, palestras com o departamento farmacêutico e rodas de conversas com psicólogos sobre o uso de tabaco, álcool e outras drogas. Na ocasião, a farmácia também estará aberta para a dispensa de remédios mediante receita médica.

Desde o dia 1º, estão sendo promovidas palestras educativas frente ao tema nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF). De maneira geral, a programação ainda contará no decorrer do mês com oficinas direcionadas pelos agentes comunitários de saúde, que inclusive, em certas ações, contarão com dança terapia. Em novembro, também haverá a intensificação da oferta do exame PSA para câncer de próstata, consultas previamente agendadas com médico da família, bem como orientação bucal com dentistas das ESFs.

A titular em exercício da Saúde ferrazense, Kelly D’avila Hungria Cordeiro, destaca as boas expectativas com o “Novembro Azul”, também levando por parâmetro os números alcançados no “Outubro Rosa“, mês que foi dedicado à saúde da mulher e que fez sucesso no município. “No mês passado foram mais de dois mil atendimentos e mais de mil exames, orientações e consultas médicas para as mulheres da cidade. Esperamos alcançar os mesmos números com os homens, até levando em consideração o histórico da campanha da cidade. Nossas expectativas são as melhores”, disse Kelly.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, fez um apelo especialmente aos homens da cidade para que não deixem de lado o cuidado com a saúde. “Muitas vezes o trabalho e outras coisas acabam tomando nosso tempo e esquecemos ou deixamos para depois o cuidado com nós mesmos, os homens mais que as mulheres, até por uma questão cultural. Mas precisamos mudar isso e quero pedir aos homens do município que não deixem mais esta oportunidade passar, se cuidem e levem a importância deste ato para a famílias de vocês como forma de exemplo”, afirmou o chefe do Executivo ferrazense.

Para saber mais sobre a programação de cada posto saúde, o munícipe deve procurar sua unidade de referência e conferir data e horários. A Secretaria Municipal de Saúde atende pelo 4674-7977.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz