Alunos de Ferraz conquistam 11 medalhas em olimpíada de astronomia e astronáutica

Alunos de Ferraz conquistam 11 medalhas em olimpíada de astronomia e astronáutica

Ferraz de Vasconcelos conquistou 11 medalhas na 22ª edição da “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica” (OBA), realizada em maio deste ano. Hoje, 6 de novembro, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Sara Tineue” promoveu uma solenidade para a entrega das medalhas e certificados aos vencedores. Ao todo, cinco unidades escolares ferrazenses representaram o município na competição que contou com com provas em quatro níveis destintos dentro de uma única fase.

A Emeb “Sara Tineue” conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Já a Emeb “Professor Ruy Coelho”, que realizou a cerimônia de entrega dos prêmios no último dia 31, conquistou duas, sendo uma de prata e uma de bronze. A “Professor Diosécio de Menezes” contabilizou duas de bronze que foram entregues aos alunos no dia 30, e a “Antônio Bernardino Correa” e “Prefeito Ângelo Castello” uma de prata cada, com solenidades de entrega no último dia 1º e outra a realizar-se no dia 7 de dezembro. Além disso, os participantes também receberam certificados.

Sobre as provas, o primeiro nível era direcionado para os alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o segundo, para os estudantes do 4º ao 5º ano. O terceiro nível foi aplicado para os alunos regularmente matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o quarto, aos estudantes do ensino médio. Todos as provas, independente do nível, possuíam sete questões envolvendo astronáutica e astronomia e tinham durações variadas.

Vale destacar que a OBA tem como objetivo incentivar o interesse frente às áreas de ciências, por meio de uma mobilização nacional que envolve não só os alunos do país, mas também professores, coordenadores, diretores, familiares dos estudantes, escolas, e comunidade voltada ao tema.

A secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, destacou o orgulho não só pela premiação, mas também pela participação como um todo na competição. “É maravilhoso ver nossos alunos chegando tão longe, conseguindo medalhas em uma olimpíada nacional de ciências. Mas mais do que isso, fico muito feliz em ver a vontade de aprender, de participar, de estar ativo na comunidade escolar, que foi o que aconteceu por meio destes alunos e professores que estiveram juntos nesta atividade. Eu e o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, estamos muito orgulhosos e desejamos muito sucesso para cada aluno”, disse Valéria.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz