Prefeitura de Ferraz promove feira do empreendedorismo com alunos da rede

As secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Agropecuário de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, promoveu hoje, 22 de novembro, a primeira feira do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (Jeep). O projeto tem por objetivo estimular o pensamento empreendedor dos estudantes da rede municipal de ensino e ainda estimular novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A feira de hoje ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio, mas também ocorrerá amanhã, 23 de novembro, na Emeb “Prefeito Helmuth Hans Louis Baxmann”, no Parque São Francisco, e dia 4 de dezembro, na Emeb “Luciano Poletti”, no Jardim São Luiz. Em todas as oportunidades, os alunos do 1º ao 9º ano expõem os produtos feitos em aula, tendo em vista que cada ano escolar tem uma proposta de criação diferente definida pelo próprio projeto do Sebrae, sendo gênero alimentício, construção com reciclagem, locação, elétrica e tecnologia.

Para que a feira fosse possível, os professores passaram por uma capacitação com o Sebrae, sendo parte à distância e parte presencial. Na formação, os docentes aprenderam um pouco mais sobre o empreendedorismo em si, como passar o conceito em sala de aula, bem como formas de produzir as mercadorias, como por exemplo enfeites e utilidades com materiais recicláveis.

Nas três unidades ferrazenses que estão inseridas no projeto, foram produzidos brinquedos com materiais recicláveis, sachês aromatizados, temperos e há também a venda de mudas de plantas, doces e salgados, apesar do objetivo principal não ser o lucro, assim como esclarece o diretor do Primorosa, Ewerton Cardoso. “É importante saber sobre o lucro, calcular ele, usá-lo com responsabilidade, mas o principal objetivo é que as crianças saibam na pratica o que é empreender”, afirmou Cardoso.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, falou da importância de levar o Jeep para outras escolas da cidade. “Além dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas em sala de aula com as crianças, nas mais diversas disciplinas, com este projeto conseguimos formar cidadãos conscientes, que conseguem caminhar pelas próprias pernas e possuem uma noção mínima de sustento. Por isso, nossa intenção é levar este projeto para todas as nossas escolas municipais no próximo ano”, disse Valéria.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz