Ferraz realiza “3ª Caminhada de Enfrentamento à Violência e Promoção de Paz”

Mais de cem pessoas participaram hoje, 25 de novembro, da “3ª Caminhada de Enfrentamento a Violência e Promoção de Paz”, promovida em Ferraz de Vasconcelos pelas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. A ação, foi a primeira de uma série que ocorrerá em prol dos 16 dias do ativismo contra a violência de gênero, que ocorrem internacionalmente entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A concentração da Caminhada foi realizada na Prefeitura, na Vila Romanópolis. A iniciativa percorreu as principais vias do centro da cidade, passando pelas ruas Sete de Setembro, Luciano Poletti, Otávio Rodrigues Barbosa e avenidas XV de Novembro e Brasil, sendo finalizada novamente no Paço Municipal.

Durante o trajeto, houve panfletagem, orientações e protestos contra a violência de gênero, principalmente a violência doméstica contra a mulher. Na oportunidade, também foram divulgados números de disque denuncia, como é o exemplo do Disque 100, que é direcionado a violações de direitos humanos relacionados não só às mulheres, mas também para crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências, população LGBT, etc.

De acordo com o titular da Assistência ferrazense, Rodrigo de Freitas Siqueira, além do Disque 100, a cidade também oferece serviços municipais neste sentido. “Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), por exemplo, realizam ações preventivas, e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atua quando já houve a violação de direitos, por isso, a população pode nos procurar. E digo isto não só referente à violência física,  mas também psicológica e até sexual de todo um núcleo familiar. Não deixe de procurar ajuda ou de denunciar. Muitas vidas podem depender disso”, destacou Siqueira.

Também esteve presente na Caminhada o vereador Renato Ramos de Souza.

Outras ações

Ainda sobre os 16 dias do ativismo contra a violência de gênero, a municipalidade promoverá no dia 3 de dezembro, o “Floorball contra a Violência”,  que é uma nova modalidade esportiva que tem se instalado no Brasil, e assemelhando-se ao beisebol, pode ser trabalhada com várias idades, inclusive com os idosos. A ação será realizada das 9 ao meio dia, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Primorosa Jorge do Nascimento”, situada na Rua Tapiras, 100, na Vila Santo Antônio.

Para encerrar a programação, no dia 5 de dezembro, a partir das 9h30, as secretarias de Assistência e Saúde promoverão o “Encontro da Mulher”, que contará, dentre outras atividades, com aferimento de pressão, planejamento familiar, educação financeira, curso de maquiagem, corte de cabelo e roda de conversa. O Encontro ocorrerá em uma instituição social da cidade localizada na Rua Xingu, 110, na Vila Santo Antônio.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz