Ferraz promove teatro com fantoches para conscientizar crianças sobre o Aedes

A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos orientou mais de duas mil crianças apenas nesta semana sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. De forma lúdica e utilizando de fantoches, o departamento promoveu teatros em quatro unidades escolares do município.

Na ação, foram contemplados o estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) “Laços Eternos” e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) “Doutor Joracy Cruz”, “Luciano Poletti” e “Tom Jobim”. Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental também receberam livros educativos sobre o tema.

De acordo com o departamento, a ação se faz necessária por conta de período chuvoso, onde a incidência de focos da dengue pode ser eventualmente maior. Ainda segundo a Zoonozes ferrazense, também é importante trabalhar este tipo de conscientização desde a infância.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, ressalta que atividades desta natureza acabam impactando não apenas as crianças, mas também toda a comunidade escolar e o bairro. “Isso ocorre porque as crianças cobram muito os pais. Quando se deparam com alguma situação, já ligam com o que os fantoches disseram no teatro e nos ajudam a prevenir as tantas doenças provenientes do Aedes. Essa ação mostra também o quanto precisamos somar esforços para o combate às arboviroses”, disse.

Sobre os teatros educativos nas escolas, a Prefeitura de Ferraz pretende expandir o projeto para todas a instituições de ensino da cidade no ano que vem.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz