Ferraz atinge meta de vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos divulgou hoje, 26 de dezembro, que a cidade atingiu a meta de vacinação prevista contra o sarampo para o ano de 2019. Foram 12 mil crianças e 32 mil adultos de 15 a 29 anos imunizados contra a doença no município desde o início do ano. Por conta dos números atingidos, Ferraz deverá receber um incentivo financeiro do Ministério da Saúde para dar prosseguimento em ações neste sentido.

Foram duas fases da campanha em 2019. A primeira focou as crianças de 6 meses a 5 anos de idade. A segunda foi direcionada às pessoas que tivessem entre 15 e 29 anos. As doses ficaram disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, bem como em todas as unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs). A pasta ainda promoveu várias ações em espaços públicos, visando tanto a aplicação das doses quanto orientações.

No próxima ano, além de receber a verba de R$ 93,4 mil do Ministério, a pasta, por meio da Vigilância Epidemiológica municipal, deve realizar a aplicação da dose seguindo o calendário vacinal  federal.

O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, falou da satisfação dos números e ressaltou a continuidade de um trabalho neste sentido. “Estou muito feliz pelo resultado, até porque ultrapassamos a nossa meta, totalizando um cobertura de 104% em relação ao público-alvo. Foi difícil, exigiu seriedade e comprometimento da nossa equipe, mas o objetivo foi alcançado e no próximo ano nossa gestão, por meio dos coordenadores, pretende manter os números positivos, fortalecendo o combate contra o sarampo, assim como prioriza o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, afirmou Priuli.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz