Prefeitura de Ferraz orienta ações em casos de inundações

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos alerta, por meio das informações da Defesa do estado de São Paulo, a importância de saber o que fazer em casos de inundações, assim como as que ocorreram na cidade no último dia 8. Inundações consistem no acumulo de água pela insuficiência de escoamento ou de outras formas de descentralização das águas. Normalmente este acumulo também é resultado de construções e desmatamento nas encostas, bem como insuficiência de galerias, entre outros.

Durante as chuvas, é indicado que o individuo preste atenção no nível da água, que aumenta rapidamente em casos de inundações. Não é recomendado dirigir ou andar no meio das inundações, mas sim procurar um lugar seguro para abrigo, que inclusive pode ser pensado até mesmo antes da ocorrência de um fato desta natureza.

Observados sinais de inundações, é indicado que documentos e papéis importantes sejam colocados em lugares altos, de preferência em sacos plásticos. Aparelhos eletrônicos devem ser retirados das tomadas, e móveis, se possível, colocados fora do alcance da água. Também nestes casos, se for preciso deixar a residência, deve-se desligar registros de água, luz, etc., sem esquecer de garantir a proteção de animais de estimação.

É veementemente não recomendado ter contato com as águas, mesmo que se saiba nadar. Para quem estiver na rua, vale lembrar que apenas 30 cm são suficientes para arrastar carros. Avisar a família que se está bem também é um passo importante.

Só volte para casa quando a água já tiver baixado, realizando a limpeza da lama e lixo do local, também eliminando alimentos que tiveram contato com a água. Equipamentos eletrônicos que foram molhados não devem ser usados.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Divulgação (Reprodução Defesa Civil SP)