Ferraz inicia programação das campanhas “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco”

Ferraz inicia programação das campanhas “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco”

Ferraz de Vasconcelos está com uma série de atividades alusivas ao “Janeiro Roxo”, campanha dedicada à identificação e conscientização da Hanseníase, e ao “Janeiro Branco”, que propaga a importância dos cuidados com a saúde mental. A intensificação destas ações conta com palestras, orientações e objetiva o diagnóstico precoce e a disseminação de informações.

As ações do “Janeiro Roxo” serão concentradas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Vila Romanópolis, a partir da próxima semana. Haverá palestras nos dias de atendimento dermatológico, que na unidade ocorrerem todas as quintas e sextas-feiras. No local, também será possível a retirada de material informativo sobre a Hanseníase. O encerramento da campanha ocorre no dia 31 de janeiro, na Praça da Independência, no Centro, onde a equipe da Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estarão realizando a busca ativa da doença, das 9 à 12 horas, com a avaliação de lesões, palestras educativas e encaminhamentos, se necessários.

Para o “Janeiro Branco”, a Secretaria Municipal de Saúde preparou atividades que serão desenvolvidas em todas as unidades da Saúde Mental de Ferraz, o que engloba o Ambulatório de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) e o Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (Caps AD). Durante todo mês, haverá palestras, rodas de conversa, filmoteca e atividades psicoeducativas. O encerramento ocorre no dia 31 de janeiro na Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, das 9 às 12 horas, com atividades de prevenção ao adoecimento mental, incluindo a dependência química como o álcool, tabaco e demais drogas.

O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, disse que a expectativa para as duas campanhas é positiva e que, com estas ações, a pasta inaugura as atividades que são realizadas mensalmente na cidade. “No ano passado tivemos ótimos resultados no mês de janeiro, principalmente no que se referiu ao diagnóstico e conscientização da Hanseníase. Tenho certeza que a tendência de 2020 é ser melhor ainda. Com isso, começamos uma série de campanhas, que irão funcionar de forma temática todos os meses, como o ‘Outubro Rosa’, por exemplo. Estamos muito animados neste começo de ano e a população pode contar conosco”, afirmou Priuli.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz