Ferraz atende mais de 300 pessoas em ação sobre hanseníase, hepatite C e HIV

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje, 31 de janeiro, busca ativa para a identificação de potenciais casos de hanseníase na cidade. A ação foi alusiva ao Janeiro Roxo, mês dedicado à prevenção e conscientização da doença. A abordagem ocorreu na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, em conjunto com mais uma etapa do “Fique Sabendo” contra a hepatite C e HIV.

Ao todo, a Vigilância Epidemiológica municipal e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atenderam mais de 300 pessoas, que foram avaliadas e orientadas. Sobre hanseníase, 167 munícipes foram examinados e os casos suspeitos encaminhados para exames de confirmação.

O órgão também realizou 167 testes rápidos de hepatite C e 167 de HIV. Três resultados positivos para HIV foram direcionadas para o tratamento, que inclusive é oferecido no município. Além disso, as equipes da Secretaria também distribuíram material para informações e preservativos.

De acordo com o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, o interesse da população foi nítido, o que deu bons indícios para outras ações neste sentido. “As pessoas paravam e perguntavam. Quem quis fazer os exames, teve os resultados em 15 minutos, o que adianta muito o atendimento. Com estes bons sinais, intensificamos nossos preparativos para fazer o mesmo no carnaval, conscientizando e orientando os foliões sobre estas três doenças e outras”, afirmou Priuli.

Vale destacar que os testes rápidos de hepatites e outra doenças são disponibilizados nos posto de saúde da cidade e podem ser feitos qualquer dia da semana, das 8 às 17 horas.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / Decom Ferraz