Educação ferrazense aumenta variedade de carnes na merenda escolar em 2020

Os quase 22 mil alunos da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos já começaram o ano com novidades na merenda. A Secretaria de Educação da cidade aumentou a variedade de carnes nos pratos das crianças em 2020. O alimento já era servido nas refeições, mas desde o começo das aulas, nesta semana, outros cortes foram acrescentados, como bife, bife a roulette, patinho, além de fiĺes de peixes tilápia e polaca.

De acordo com a pasta, as novas carnes e peixes no cardápio não custaram mais aos cofres públicos, pois são resultados de planejamento, que visa atender todos os valores nutricionais que os estudantes precisam, bem como acrescentar sabores ao paladar destes alunos. Atualmente, a administração investe quase R$ 9 milhões na merenda por ano, em detrimento aos mais de R$ 20 milhões que eram gastos em meados de 2016, com qualidade de alimentação inferior.

Por ano, em Ferraz, são servidas aproximadamente seis milhões de refeições, levando em conta a alimentação que é oferecida desde a creche até a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Segundo as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), frutas devem ser servidas nas escolas duas vezes por semana, mas no município os alunos recebem todos os dias, inclusive em várias opções.

A titular da Educação ferrazense, Sônia Regina Fernandes Afonso, falou da satisfação de poder beneficiar as crianças da rede com mais esta novidade. “Estamos muito felizes porque agora eles poderão apreciar vários tipos de carnes e peixes, que são preparados de diversas formas pelas nossas competentes merendeiras, que inclusive são orientadas pelas nossas nutricionistas. Somos uma cidade carente e muitas vezes o aluno não conhece determinados pratos e uma criança saudável tem o desenvolvimento de aprendizagem melhor, por isso este pequeno passo representa tanto para nós”, afirmou a secretária municipal.

“Desde que assumimos a administração de Ferraz de Vasconcelos, a Educação já tem recebido o retorno dos pais, que elogiam a merenda e sabem da importância da boa alimentação na fase de crescimento dos nossos pequenos. Hoje, com a vontade da pasta, das nossas nutricionistas, em parceria com a equipe de cada escola e comunidade, somos referência em merenda no Alto Tietê, afinal, na nossa gestão, merenda é uma prioridade”, finalizou o chefe do Executivo ferrazense, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, sobre como a preocupação com a alimentação escolar tem sido percebida não só na cidade, mas também na região.

Alimentação exclusiva

Em Ferraz, também há um cardápio exclusivo para crianças que possuem alergia a alguns alimentos. As nutricionistas da Educação municipal montam todos os meses um plano alimentar especial para os mais de cem alunos que possuem alergia à lactose, glúten, diabetes, corantes, etc. Vale destacar que não há distinção dos pratos, mas sim dos ingredientes.

O Cedae

O Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae) de Ferraz é abastecido com hortifrúti duas vezes na semana e duas vezes por mês com os demais alimentos. O local armazena e realiza a divisão entre as unidades escolares.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / Decom Ferraz