Ferraz promove capacitação sobre violência e deficiência para servidores municipais

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) São Paulo, promoveu hoje, 13 de fevereiro, o terceiro encontro do projeto que tem como tema “Deficiência Intelectual, Cidadania e Prevenção à Violência”. A capacitação, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, foi direcionada para servidores de várias áreas, sendo Assistência Social, Saúde, Educação, conselhos municipais, entre outros, abrangendo todas as equipes que atendem pessoas com deficiência na cidade.

Na ocasião, duas palestrantes ministraram aos presentes. A mestre em distúrbios de desenvolvimento, Luciana de Assis Silva e Sanches, usou o tema “Precisamos Falar sobre Violência”. Já a graduada em Serviço Social, Lilian Pinheiro da Cruz, falou sobre “Prevenir é Preciso”.

De acordo com a Assistência ferrazense, o intuito é aprofundar o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, prevenir situações de violência, além de incidir em políticas públicas locais. Os encontros visam aprofundar também as discussões sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência, englobando temáticas que quebram o paradigma da segregação e sensibilizar sobre as diversas situações enfrentadas por estes indivíduos.

O titular da Assistência municipal, Rodrigo de Freitas Siqueira, destacou a importância de uma equipe qualificada na hora do atendimento à pessoa com deficiência. “Todos os nossos serviços de polícias públicas em Ferraz têm como grupo prioritário a pessoa com deficiência. Então é importante toda a equipe, não só do poder público, mas também das organizações sociais, estar capacitada. E este ano vamos continuar este trabalho e buscar um atendimento ainda melhor”, afirmou Siqueira.

O próximo encontro do projeto ocorre no dia 3 de março e um seminário encerrará o ciclo de formações no dia 2 de abril.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / Decom Ferraz