Ferraz capacita professores e promove recepção de novos profissionais da Educação

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu hoje, 28 de fevereiro, a “Primeira Parada Pedagógica – 2020”, que capacitou mais de mil profissionais da rede, entre gestores e professores, sobre competências socioemocionais. O encontro que contou com duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, sendo cada uma com a participação de aproximadamente 520 servidores, ocorreu em um salão de festas da cidade, localizado no bairro Tanquinho. Outra Parada deve ocorrer ainda neste ano, com tema ainda a ser definido dependendo da demanda da rede.

Direcionando o encontro, esteve o formado em Educação Física, Nelson Gonçalves, que possui especialização em Psicopedagogia e Recreação e Lazer, e ainda tem experiência em diversas áreas do entretenimento, expressão corporal e cultura. Há 22 anos como palestrante, Gonçalves desenvolveu vários cursos e abordagens de aprimoramento de competências emocionais, profissionais e educacionais.

Na ocasião, também houve a recepção de novos professores da Educação, estes, convocados por meio do último concurso público realizado no município. Foram mais de 500 novos profissionais acolhidos pela pasta. Ainda vale destacar que, o trabalho de integração dos agentes municipais de educação foi iniciado no último dia 10, por meio de uma reunião com pelo menos 50 coordenadores e diretores de escola, onde foi apresentado o planejamento anual da Educação ferrazense, a consulta pública em relação às proposições integradoras, entre outros pontos que foram discutidos.

Esta primeira Parada Pedagógica do ano ainda contou com a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu testes rápidos de HIV e sífilis, bem como vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, anti tetânica, hepatite B, sarampo e febre amarela, além de outros serviços aos profissionais presentes no evento.

A titular da Educação municipal, Sônia Regina Fernandes Afonso, em seu discurso, destacou como formações neste moldes são essenciais para a atualização dos funcionários e trabalho em sala de aula. “Desta forma, promovemos a interação e começamos o ano letivo com ainda mais conhecimento, sendo possível transmitir tudo isso em sala de aula. O aluno já percebe o novo conteúdo, a nova maneira de abordagem, o que o impulsiona muito mais dentro da escola e anima o professor”, afirmou a secretária.

Segundo o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, estas capacitações também são uma forma de valorizar os profissionais da rede. “É investir neste servidor, que atua com os alunos todos os dias de forma excepcional, pois temos gestores e professores altamente qualificados na cidade. Outras formas de também valorizar este profissional é o pagamento em dia, a liberação de licenças-prêmios e tantas outras maneiras de ressaltar a importância dos nossos colaboradores”, finaliza Zé Biruta.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz