Ferraz inicia campanha contra a gripe no próximo dia 23

Ferraz inicia campanha contra a gripe no próximo dia 23

Na próxima segunda-feira, 23 de março, Ferraz de Vasconcelos dá início à campanha contra a gripe, que ocorrerá até o dia 22 de maio para grupos específicos. O dia D será em 9 de maio e a meta é imunizar 90% de cada público-alvo prioritário. A cidade já conta com seis mil vacinas distribuídas nos postos de saúde.

Neste ano, a campanha ocorrerá em fases, sendo cada período direcionado a um grupo. De 23 de março a 16 de abril, a imunização acolherá idosos com mais de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde. Já entre 17 de abril e 9 de maio, quem deva comparecer às unidades de saúde são os professores da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e ainda funcionários das forças de segurança e salvamento. A terceira e última etapa vai de 10 a 22 de maio para crianças de 6 meses à 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativas e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, bem como adultos entre 55 e 59 anos, visando a ampliação da cobertura vacinal.

O dia D ocorrerá em 9 de maio, com 15 pontos de vacinação, sendo 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e dois postos volantes, com locais de instalação ainda a serem definidos. Vale lembrar que para a aplicação da dose, é necessária a apresentação de RG e para as crianças, é obrigatória a carteirinha de vacinação.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é contra-indicada para crianças menores de 6 meses de idade. Algumas precauções também devem ser observadas, pois a dose também não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves, com histórico de alergia a ovo ou de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina e em casos de ocorrência da Síndrome de Guillain-Barré.

“Pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus, é importantíssimo a imunização contra a H1N1, apesar dela não proteger contra o Covid-19. Com isso, pretendemos proteger a população contra a influenza A e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde”, alertou o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, sobre a importância dos moradores não perderem a oportunidade de estarem mais protegidos.

A vacina estará disponível a partir de 23 em todos as unidades do município e para mais informações, a Secretaria de Saúde de Ferraz atende pelo 4674-7977.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP
FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz