Ferraz define novas medidas para combate ao coronavírus

Ferraz define novas medidas para combate ao coronavírus

Com o objetivo de cuidar da população e evitar o máximo possível o contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos continua optando por medidas restritivas ou de intensificação no que tange os serviços da rede.  A redução de consultas médicas de rotinas em postos de saúde, a paralisação dos atendimentos odontológicos e determinação em relação a limpeza dos equipamentos de saúde são algumas das novas ações realizadas pela pasta.

Por meio de circular, foi definido que casos de pessoas que estejam com saturação (oxigenação) no sangue inferior a 95, o que pode causar dificuldades para respirar, serão tratados como urgentes, se associados com outros sintomas característicos do Covid-19. Além disso, funcionários da rede que tenham acima de 60 anos serão apenas afastados se estiverem enquadrados em outro grupo de risco da doença, à critério da saúde ferrazense, visando o reforço nos atendimentos à população. Outras questões relacionadas ao funcionamento da Secretaria, equipes de trabalho, uso de máscaras, férias e licenças, etc., também foram afinadas.

As consultas médicas estão priorizando as gestantes do município, assim como a realização de exames de papanicolau e laboratoriais, que serão feitos apenas para estas mulheres. Os atendimentos odontológicos estarão disponíveis apenas para casos de urgência. Os serviços de fisioterapia também trabalharão com público específico, sendo os idosos, crianças até 5 anos de idade e imunodeprimidos dispensados.

As mães que precisarem vacinar seus filhos nos próximos dias, devem entrar em contato com suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência para agendar a aplicação via telefone. A pesagem de crianças e mães que recebem o bolsa família também está suspensa até 31 de maio.

A pasta ainda reforça a higienização, não só para todos os munícipes, mas também aos agentes de saúde, sendo a lavagem das mãos com água e sabão ainda o melhor caminho. A Secretaria também determinou novos procedimentos de limpeza nos postos de saúde, que ocorrerão de acordo com a demanda de pessoas que, porventura, frequentarem estes locais.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destaca que as determinações são extremamente necessárias, mas que elas podem ser alteradas segundo a situação frente ao Covid-19. “Estamos tomando as medidas necessárias de suspensão, redução e intensificação para combater e prevenir contra o coronavírus. Infelizmente, idealizamos ações hoje que amanhã podem ser que tenham de ser revistas, então tudo ainda pode mudar, levando em consideração a situação epidemiológica do município e recomendações federais e estaduais”, finalizou o chefe do Executivo ferrazense.

Para dúvidas, a pasta atende pelo 4674-7977.

 

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Julien Pereira