Fundo Social de Ferraz doa 850 máscaras de tecido para prevenir contra o coronavírus

Fundo Social de Ferraz doa 850 máscaras de tecido para prevenir contra o coronavírus

O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos doou aproximadamente 850 máscaras de proteção feitas de tecido para os frequentadores do Bom Prato desde 1º abril, com o objetivo de contribuir na prevenção contra o Covid-19 no município. As máscaras, bem como sabonetes, também estão sendo inseridos nos kits emergenciais de alimentos que são entregues ás famílias carentes que procuram pelo serviço.

Para a confecção das máscaras de pano, cinco costureiras voluntárias e toda a equipe do Fundo esteve envolvida. Os tecidos foram adquiridos e os moldes elaborados assim que as autoridades de saúde começaram a falar sobre a importância das máscaras, assim como explica a presidente do Fundo Social de Ferraz, Bruna Chacon, filha do prefeito José Carlos, Fernandes Chacon, o Zé Biruta.

Além da entrega no Bom Prato, localizado na Vila Ana Maria, o Fundo produziu um vídeo de “faça você mesmo”, onde a presidente, Bruna Chacon, ensina como fazer uma máscara de pano em casa. O vídeo pode ser conferido na página do Facebook do Fundo (https://www.facebook.com/fundodeferrazdevasconcelos/).

Segundo Bruna Chacon, além de oferecer instrumentos para a população se proteger neste período de coronavírus, outro objetivo desta ação foi mostrar a importância de racionar as máscaras cirúrgicas e descartáveis, deixando este equipamento de proteção para os profissionais da saúde. “Desde quando o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mencionou sobre o uso das máscaras por todos, comecei a me perguntar como poderia ajudar nesta luta, por isso houve a ideia da doação, do vídeo e ainda da orientação no sentido de fazermos as máscaras de tecido em casa para que não falte para quem realmente precisa, que são os profissionais da saúde, que tanto têm feito por todos nós neste período”, afirmou Bruna.

A presidente ainda ressalta que a máscara de pano, segundo o próprio ministro Mandetta, é uma ótima barreira frente ao vírus e que não há razões para pânico na falta de máscaras descartáveis, porque como o próprio Fundo Social de Ferraz mostra, é algo fácil de ser feito sem precisar sair de casa.

“Sobre o vídeo, a gente espera o compartilhamento para que mais pessoas possam se proteger. A demanda é grande e esperamos ser lembrados, depois desta epidemia, como um órgão que se preocupou em estar perto da população e oferecer a ela suprimentos para a proteção”, finaliza a Bruna Chacon sobre as expectativas em relação às ações do Fundo na prevenção e combate ao novo coronavírus no município.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS: Divulgação.