Ferraz realiza aferição de temperatura e teste para Covid-19 em sistema drive-thru

Até o dia 25 de maio, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos estará promovendo a “Parada da Saúde”, ação que consistirá no bloqueio sanitário frente a Covid-19 por meio do sistema drive-thru, onde os munícipes que passarem pelos locais, de dentro do carro, terão a temperatura aferida, serão orientados e, para casos suspeitos, será realizado o teste do tipo Swab de coronavírus e encaminhamento para o serviço de saúde. O primeiro dia da ação ocorreu hoje, 19 de maio, com seis notificações pela doença.

As Paradas estão ocorrendo em duas vias da cidade, sendo na Avenida Governador Jânio Quadros, na altura do 2.191, no Jardim do Divino, das 9 às 11 horas, e na Avenida Brasil, na altura do 121, na Vila Correa, das 14 às 17 horas, ambas nos limites de Ferraz com Guaianases e Poá, respectivamente.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e outras pastas da municipalidade, e terá como objetivo a busca ativa por casos do vírus e ainda orientar no sentido dos cuidados necessários, do isolamento social, bem como do uso obrigatório de máscara de proteção facial no município.

Além das instruções por parte dos agentes de saúde, da aferição de temperatura e realização do teste, se necessário, a iniciativa também contará com a distribuição de material informativo, aferição de saturação e a avaliação geral dos munícipes. Neste primeiro dia, o Fundo Social de Solidariedade, presidido por Bruna Carolina Chacon, também esteve presente distribuindo máscaras de proteção.

De acordo com o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a ação é de suma importância, pois, além de educar o público, possibilitará encontrar casos ativos da doença. “Apesar da nossa GCM (Guarda Civil Municipal) e Vigilância Sanitária estarem cumprindo sua parte na fiscalização do cumprimento da quarentena, ainda vemos muitos pessoas nas ruas da cidade, por isso falta a informação neste sentido, e para isto, tivemos a ideia da ‘Parada da Saúde’, que ainda nos ajudará a mapear outros casos da Covid-19 no município”, disse o chefe do Executivo ferrazense.

O titular da Saúde municipal, Aloísio Lopes Priuli, destacou a situação epidemiológica da cidade e pediu a observância dos munícipes no que se refere ao isolamento social. “Já são mais de 200 pessoas infectadas em Ferraz, 25 óbitos confirmados e, infelizmente, os números não param de crescer. É imprescindível a ajuda dos moradores, a consciência de que, só ficando em casa, conseguiremos vencer esta batalha. Pedimos, encarecidamente, para que os munícipes fiquem em casa, se puder”, finalizou o secretário.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999

FOTOS: Robson Foidelli e Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz