Educação ferrazense promoveu “Semana do Brincar” online

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu entre os dias 25 e 29 de maio a “Semana do Brincar”, ação normalmente realizada no interior das unidades municipais de ensino infantil, mas que desta vez, por conta da pandemia da Covid-19, foi incentivada de forma online, com a ajuda dos pais e responsáveis pelos alunos da rede. Vale destacar que a prática enriquece a interação entre pais e filhos e ajuda no desenvolvimento na primeira infância.

O propósito principal foi alertar para o pleno atendimento desta faixa etária. A Semana do Brincar, segundo a pasta, também é importante para uma estratégia de mobilização e reflexão para garantir e assegurar os direitos da criança. Nesta ação, foram englobadas 44 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs).

Para tal iniciativa, a equipe pedagógica da Secretaria encaminhou aos gestores das escolas de educação infantil da cidade um documento orientador, contendo estudos em formatos de lives, textos e links com sugestões de brincadeiras e confecções de brinquedos com materiais disponíveis em casa, por exemplo. O encerramento das ações propostas ocorreu de maneira significativa, com grande relevância para o fortalecimento de vínculos entre escola e família.

A titular da Educação ferrazense, Sônia Regina Fernandes Afonso, destacou a importância de incentivar brincadeiras tradicionais, ainda mais neste período no qual as crianças estão somente dentro de suas casas. “Com a pandemia, suspendemos nossas aulas presenciais, o que muitas vezes faz com que a criança fique somente no celular, computador, etc. A ‘Semana do Brincar’ veio na contramão desta prática, sendo uma incentivadora não é da interação entre pais e filhos, mas também no desenvolvimento motor e intelectual, por meio do lúdico”, afirmou a secretária.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz.