Balanço mostra que Prefeitura de Ferraz já pagou mais de R$ 35 milhões em precatórios

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos já pagou R$ 35.932.270,48 em precatórios em 3,5 anos.  De 2005 a 2016, haviam sido pagos apenas pouco mais de R$ 5 milhões, o que fez com que a dívida ficasse acumulada. Vale destacar que os municípios têm até 2022 para pagar todos os seus precatórios.

Precatório são valores gerados por condenações da administração na justiça, seja por parte de fornecedores ou até funcionários que se sentiram lesados pela municipalidade e recorreram às instâncias mais altas. A cada condenação, a Prefeitura é obrigada a pagar o precatório, o que ocorre por meio do Tribunal de Justiça.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, o valor pago entre 2017 e o 1º semestre de 2020 é relativo à condenações de processos anteriores a este período (ações a partir de 2010), pois não há processos de condenação neste sentido desde 2017. A Prefeitura ainda tem um saldo a quitar de R$ 60 milhões desta dívida.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destacou quantos serviços poderiam estar sendo disponibilizados à população se este valor pudesse ser investido. “Fazendo uma conta por baixo, se não tivéssemos essas dívidas antigas para pagar, poderíamos construir 17 creches ou 18 postos de saúde, ou ainda pavimentar dezenas de ruas da nossa cidade, ou até mesmo trocarmos todas a lâmpadas do município por Led. Colocando em números reais, conseguimos ver o quanto a irresponsabilidade com o dinheiro público pode custar aos moradores. Mas por termos plena consciência disso, é que trabalhamos sério e cumprimos com nossos compromissos”, concluiu o chefe do Executivo ferrazense.

Texto: Leticia Riente – MTB: 87999 / Supervisão: Fernando Felippe – MTB: 81097 / SP

Fotos: Julien Pereira / Aurélio Alves – MTB: 85280 / SeCom ferraz.