Prefeitura de Ferraz e Sabesp alinham revisão de contrato de abastecimento de água e esgoto

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, se reuniu na manhã de ontem, 29 de julho, por meio de videoconferência, com a equipe técnica da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para tratar da revisão do contrato 201/2010, referente a Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário no município. O encontro virtual também contou a presença do corpo de secretários da Prefeitura.

De início, a Sabesp fez uma apresentação de tudo que já foi discutido sobre o assunto com a municipalidade e o que deverá ser aditado neste contrato. Em seguida, ficou definido que uma audiência pública virtual deverá ser promovida pelo poder Executivo, o que provavelmente deve ocorrer em setembro, para ouvir sugestões da população sobre o tema. Para efetivação de tal etapa, a Prefeitura também aguarda o envio de alguns documentos essenciais por parte da Sabesp. Após esta fase, processos internos e externos serão executados pela Companhia no sentido de esgotar todos as etapas burocráticas para a assinatura da revisão.

Vale destacar que, na reunião, outros pontos comuns entre Prefeitura e Sabesp também foram discutidos, como a importância de alinhamento entre obras de recapeamento e obras nas redes de água e esgoto, o muro de contenção do córrego Três Pontos do lado de Ferraz, o remanejamento do coletor do Jardim Vista Alegre, etc. Além disso, a Sabesp se comprometeu em atender, em 60 dias, o projeto de captação de coleta de esgoto da Vila Cristina.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, destacou a importância da união e sintonia entre a administração municipal e Sabesp. “Além de cuidarmos de questões obrigatórias, como a da revisão do contrato 201/2010, falamos sobre outros pontos, com o objetivo de alinhar ideias e metas, o que beneficiará a população de forma significativa”, disse o chefe do Executivo ferrazense.

O titular da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, mostrou-se satisfeito com a reunião e ressaltou outros pontos tratados. “Conseguimos alinhar muitas questões que eram necessárias. Avançamos nas pautas e a Sabesp ainda nos trouxe boas notícias, como projetos futuros que deverão ser implementados também em Ferraz”, afirmou Ferreira.

Na reunião, também estiveram presentes as secretárias municipais Silvana Francinete da Silva (Fazenda), Carmen Lúcia Lorenti (Administração), bem como o chefe de divisão de meio ambiente da Prefeitura, Elias Lopes dos Santos, e a diretora de departamento do Obras ferrazense, Andreia da Silva Lima.

Texto: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP.

Fotos: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SeCom ferraz.