Ferraz alinha nova estrutura para atendimento a mulheres vítimas de violência

Com o objetivo de oferecer uma estrutura de assistência completa à mulher ferrazense vítima de violência doméstica, a Prefeitura está implementando uma força-tarefa na cidade. O sistema será formado pelas secretarias municipais de Assistência Social e Segurança Pública e Guarda Civil Municipal (GCM). Todas as ações também devem ocorrer com o apoio das polícias civil e militar.

Nesta quarta-feira (24), a equipe se reuniu na sede da Assistência Social, na Vila Romanópolis, para discutir os próximos passos dos trabalhos. Apesar deste atendimento inicial já ocorrer pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e pela própria GCM, o objetivo é alinhar todas as partes para o acolhimento ainda mais humanizado.

O secretário municipal de Segurança, Renato Gomes, esclareceu sobre o foco da ação. “Queremos estruturar um sistema de acolhimento mais próximo para a mulher que sofre abuso em casa, e até para aquelas que não possuem local onde se abrigar, mas que estão enquadradas na Lei Maria da Penha. Esse sistema será promovido principalmente depois do horário de funcionamento do Creas”, afirmou Gomes.

Já o comandante da GCM de Ferraz, Cleverson Ramos, explicou como este trabalho poderá ser desenvolvido na prática. “Nós queremos acompanhar e assistir esta mulher desde o momento no qual ela chega à delegacia, até o ponto em que ela já estará segura em um abrigo, por exemplo. O objetivo é oferecermos este suporte o tempo todo, em colaboração com a polícia militar”, disse Ramos.

Além disso, o titular da Assistência municipal, Robson Xisto, disse que “a estrutura atual será ampliada de forma a beneficiar diretamente as mulheres da cidade que sofrem violência doméstica e, talvez futuramente, ainda condicionar o agressor a atividades de reabilitação”.

A próxima reunião sobre o assunto deverá ocorrer na semana que vem com a prefeita Priscila Gambale.

Na oportunidade, também estiveram presentes o delegado de polícia de Ferraz, Cleverson Omena, bem como representantes da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Texto: Leticia Riente – MTB: 87999/SP/Secom Ferraz.

Foto: Jonathan Andrade/SeCom Ferraz.