Sert auxilia reabertura do Banco do Povo de Ferraz

A equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos se reuniu nesta quinta-feira (11 de maio) com o diretor da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo, Geraldo Oliveira. Na ocasião, foi disponibilizado à Prefeitura o apoio da Sert em questões relacionadas ao Banco do Povo, ao Programa Estadual de Qualificação (PEQ), entre outras tratativas.

Em conversa com o titular da pasta municipal, Pedro Elias Bou Assi, o diretor tomou ciência da realidade dos programas da Sert existentes na cidade, dentre eles o Banco do Povo. O diretor Geraldo Oliveira tomou nota dos processos que envolvem o Banco e levou até a Sert para que diretrizes de soluções sejam desenvolvidas para que o funcionamento do programa seja retomado em Ferraz.

Além disso, o representante do governo Estadual está auxiliando a Secretaria na vinda de cursos do PEQ para a cidade novamente. Em 2015, o município recebeu dois cursos profissionalizantes, com certificado e que juntos totalizaram mais de 800 horas de aprendizado aos alunos. A intenção é que estas capacitações sejam ministradas de novo e que as formações sejam nas áreas administrativas e de atendimentos. A resposta para a solicitação da Secretaria para que os cursos voltem a Ferraz deve ser divulgada em até dois meses.

Ainda na oportunidade, Geraldo Oliveira, que também é coordenador dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT’s) da região, afirmou que em breve, novidades na forma de atendimento no PAT de Ferraz serão implantadas, com o objetivo de atender melhor os ferrazenses.

O secretário Pedro Elias Bou Assi, destaca que a pasta tem buscado cada vez mais, ferramentas para oferecer ao munícipe e que o auxílio da Sert é fundamental para alcançar esse objetivo. “Nós já temos parcerias com o Sebrae, Via Rápida e outros órgãos que estão nos ajudando a fomentar o setor industrial e econômico na cidade, seja com a implantação de cursos ou com a geração de empregos. Agora, temos o apoio da Sert, do governo Estadual, e eu tenho certeza que esse auxílio vai nos trazer bons resultados”, ressaltou o titular.

Mutirão do MEI

Também nesta quinta-feira (11 de maio), a Secretaria de Indústria e Comércio promoveu o “Mutirão do MEI”, iniciativa que teve como objetivo atender os microempreendedores municipais. A ação rendeu 28 atendimentos, sendo 17 formalizações e 11 orientações sobre zoneamento (localização da empresa), viabilidade municipal e oficinas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que possui um posto fixo na cidade.

Para a realização das formalizações, quatro escritórios de contabilidade do município estiveram auxiliando a pasta e atendendo as demandas dos ferrazenses. Além disso, um represente do próprio Sebrae estava presente.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Bou Assi, a intenção é que esse mutirão seja realizado três vezes ao ano, e que cada edição traga uma novidade, visando fomentar o desenvolvimento econômico municipal.

FOTOS: Secom Ferraz