Educação de Ferraz capacita estagiários

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos capacitou nesta terça-feira (16 de maio) mais de 20 estagiários da rede. É a primeira vez que a Prefeitura realiza uma formação para a classe. O encontro ocorreu na Biblioteca Municipal José Andere, no Centro, nos períodos da manhã e tarde.

O objetivo da ação foi unir a teoria com a prática e ainda fazer dos futuros pedagogos, uma equipe de apoio na educação inclusiva ferrazense. Os estagiários já atuam nas escolas da rede municipal de ensino e puderam aprender um pouco mais para ajudarem no atendimento da demanda de alunos com deficiência.

A formação foi ministrada pela coordenadora pedagógica de Educação Especial, Francinete Valverde Bass, com o apoio de supervisores, diretores e técnicos da pasta. A pauta da capacitação girou em torno da importância do estágio curricular, apresentação geral da educação inclusiva, bem como explanações sobre o Conselho da Pessoa com Deficiência, do Plano de Desenvolvimento Individual e do Projeto Esporte Adaptado.

Segundo Francinete Valverde, o estágio até agora se baseava na observação e regência dentro das escolas por parte dos universitários, mas agora abre a oportunidade do acompanhamento dentro da sala de aula. “Com essa capacitação damos uma nova visão e função ao estagiário, fazendo com que ele viva realmente o dia a dia de um pedagogo, estando dentro de uma sala regular que possua alunos com deficiência. É uma forma de qualificar o trabalho deste profissional”, afirmou a coordenadora.

Educação Ambiental

A Secretaria de Educação promoveu nesta segunda-feira (15 de maio) a abertura do Projeto Sustentabilidade, Ordem e Limpeza, o Projeto Sol. Na ocasião, que foi realizada no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, o coordenador técnico de projetos da pasta, Reginaldo da Silva Oliveira, explicou como será o andamento do projeto para um representante de cada escola municipal.

Todas as unidades da rede participam da iniciativa que terá duração até dezembro. O próximo passo é que o professor multiplicador leve as informações adquiridas para a escola que atua e que promova as atividades que devem ser feitas dentro da educação ambiental. As tarefas são propostas de acordo com a faixa etária dos alunos.

A próxima capacitação para estes profissionais será no dia 8 de junho e abordará questões sobre resíduos sólidos.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz