Conselho de Educação toma posse em Ferraz

A nova diretoria do Conselho Municipal de Educação e Desenvolvimento de Ensino (CMEDE) de Ferraz de Vasconcelos, tomou posse na manhã desta quinta-feira (18 de maio). Os conselheiros que irão atuar na gestão 2017/2019 foram nomeados pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, e pela secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac. A solenidade foi realizada no gabinete do chefe do Executivo, na Vila Romanópolis.

Ao todo, foram empossadas 16 pessoas, além dos respectivos suplentes. Na nova formação, o conselho conta com membros de todos os segmentos, sendo do Poder Executivo, Legislativo, professores e diretores, estudantes e pais de alunos, técnicos da pasta de Educação, representante da Polícia Militar, da Secretaria de Educação do Estado e do Conselho Tutelar. Além disso, a nova composição da Câmara de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) também foi formada.

O processo de votação foi iniciado no mês de março, onde os candidatos puderam se colocar à disposição dos cargos. Algumas vagas tiveram indicação da titular Valéria Kovac para serem preenchidas. Os conselheiros foram eleitos em uma votação secreta entre os próprios candidatos.

O presidente eleito pelo segundo ano consecutivo, Reginaldo da Silva Oliveira, ressalta que o Conselho tem boas expectativas na parceria com a gestão Zé Biruta, e que acredita que o diálogo será maior neste governo. “Quero agradecer pela oportunidade e dizer que faremos valer a função fiscalizadora do Conselho, junto a Prefeitura. Com certeza, continuaremos trabalhando para que a educação ferrazense melhore, bem como tudo seja colocado no seu devido lugar”, afirmou o presidente.

Segundo o prefeito Zé Biruta, o Conselho deve sim cobrar a transparência e a prestação de contas dentro da educação, e ainda parabenizou os novos eleitos. “Não queremos esconder nada, queremos fazer tudo do jeito certo, por isso o Conselho de Educação deve nos cobrar sim, se tiverem dúvidas quanto a aplicação de recursos entre outras questões, devem sentar com a gente para esclarecer qualquer questionamento que apareça. Ninguém governa sozinho, por isso quero desejar boa sorte ao Conselho, que vem como forma de incluir a população na nossa gestão e dizer que estou à disposição para que consigamos oferecer o melhor aos nossos alunos”, destacou o prefeito.

Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Alexandre Barbosa dos Santos, Pedro Paulo de Almeida e Renato Ramos de Souza.

Café Pedagógico

A Secretaria de Educação de Ferraz promoveu entre os dias 8 e 16 de maio um café com uma equipe de funcionários de cada escola municipal, com o objetivo de escutar as necessidades que norteiam cada unidade escolar.

Os encontros ocorreram na sala da titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, e pontuaram como principais deficiências a estrutura dos prédios das escolas, mais formações continuadas, maior frequência de coordenadores técnicos nas unidades, atendimento eficaz nas salas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre outros.

A intenção, segundo a secretária Valéria Kovac, é que outros cafés sejam realizados para que estas e outras questões continuem sendo discutidas e melhoradas. Ainda segundo a titular, a Secretaria irá se empenhar em atender as necessidades apontadas definindo o que é para curto, médio e longo prazos.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz